Apontamentos
- Não há apontamentos.
Hector Renan da Silveira Calixto
http://lattes.cnpq.br/6182933185577584
Universidade Federal do Oeste do Pará
Brasil
Mestre em Educação no PPGECC - Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Especialista em Língua Brasileira de Sinais e em Docência no Ensino Superior pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci, UNIASSELVI; Licenciado em Pedagogia pela Faculdade Latino Americana de Educação - FLATED e Bacharel em Sistemas de Informação pelo Instituto de Estudos Superiores da Amazônia – IESAM. Pesquisador: do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação de Surdos – GEPESUR, da Universidade Federal do Pará - UFPA; do Grupo de Estudos Surdos na Amazônia Tocantina - GESAT, da Universidade Federal do Pará - UFPA; do Grupo de Estudos e Pesquisas em Tradução e interpretação em Língua de Sinais, da Universidade Federal do Pará - UFPA; do Grupo de Pesquisa Letramento Escolar, Cultura e Sociedade, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ); do Grupo de Pesquisa em Desenvolvimento humano, Educação e pessoas com deficiência, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Possui Certificação de Proficiência em docência no ensino de Libras - SEXTO PROLIBRAS e Tradutor - Interprete de Libras / Língua Portuguesa / Libras - PROLIBRAS 2010. Atua como Professor de Libras no Programa de Educação, no Instituto de Ciências da Educação (ICED) / Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA. Tem experiência na área da Educação e Linguística; atuando principalmente nos seguintes temas: Educação de Surdos, Formação de Professores, Educação Especial e Inclusiva, Educação Bilíngue para Surdos, Letramento de Surdos, Tradução e Interpretação de Libras, Linguística de Língua de Sinais e Ensino de Libras.
Huber Kline Guedes Lobato
http://lattes.cnpq.br/5777379850935207
Universidade Federal do Pará
Brasil
Professor Mestre em Educação da Universidade Federal do Pará - UFPA. Possui Mestrado pelo Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade do Estado do Pará, vinculado à Linha de Pesquisa: Saberes Culturais e Educação na Amazônia. Professor do Magistério Superior (Assistente - I) do Instituto de Letras e Comunicação da Universidade Federal do Pará (Portaria 756/2018 - UFPA). Atualmente assume a função de Vice-Diretor da Faculdade de Letras Estrangeiras Modernas - FALEM/ILC/UFPA - Portaria 1315/2018-UFPA. Vice-líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação de Surdos - GEPESUR; Professor de Língua Brasileira de Sinais - Sexto PROLIBRAS. Tradutor / Intérprete da Língua Brasileira de Sinais - PROLIBRAS 2010. Especialista em Educação Especial pela Faculdade de Educação Montenegro - FAEM. Possui graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (2006). Tem experiência na área de Ensino-Aprendizagem em Educação de Surdos, com ênfase em Educação Especial, Educação Inclusiva, principalmente em Educação de Surdos. Atua como coordenador geral do SEMPRE-LIBRAS (Seminário Nacional de Metodologias e Práticas Educativas de Libras da UFPA). Discute, pesquisa e escreve sobre os seguintes temas: Educação de Surdos; Formação de Professores; Ensino e Aprendizagem de Libras e Língua Portuguesa para Surdos.
O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).
Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.
Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.