A NOSTALGIA COMO CATALISADOR PARA A CULTURA DE FÃS: O PAPEL DOS MILLENNIALS NA ASCENSÃO DE POKÉMON GO NO BRASIL.
Resumo
O presente artigo visa discorrer sobre as relações entre a Geração Millennial e a ascensão de Pokémon GO no Brasil, levando em consideração a primeira “febre Pokémon” que ocorreu no país, em 1999, com a chegada da primeira temporada do anime na televisão aberta, e o sentimento de nostalgia possibilitado por esta, tendo como objeto de análise uma postagem veiculada na página “Pokémon GO Brasil” no Facebook - a maior fanpage brasileira a respeito do jogo. A partir da análise dos 100 comentários mais relevantes, segundo o algoritmo do Facebook, buscou-se compreender e codificar os comentários feitos pelo público interessado pelo jogo, levando em consideração a existência de uma memória afetiva relacionada à primeira exibição do programa no país. Para realizar tal análise, utilizou-se o método da Análise de Conteúdo proposto por Bardin (1977), criando códigos para os comentários investigados. Desse modo, foi possível compreender as temáticas mais abordadas pelo público no post e observar se suas reações poderiam estar atreladas a um sentimento de nostalgia, responsável por aumentar a expectativa dos indivíduos em relação ao jogo.
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.