Resultados de uma Pesquisa sobre a Aplicação da Metacognição em Sistemas Computacionais de Ensino
Resumo
Esta pesquisa tem como objetivo apresentar os resultados de uma análise sobre a importância da contribuição da metacognição para a avaliação da produção do conhecimento científico em sistemas computacionais, a partir de pesquisas bibliográficas. É apresentada a evolução histórica da metacognição, a sua relação com as medições quantitativas da ciência e as técnicas de análises estatísticas: Cientometria e Bibliometria. Concluindo que a metacognição, a partir da definição de leis e teorias, fez contribuições valiosas para a avaliação do conhecimento científico, pois possibilita o entendimento do comportamento e a estrutura da produção científica utilizada nas análises métricas.
Palavras-chave: Metacognição; Avaliação; Sistema; Computação; Métrica, Estatística.
Texto completo:
PDFReferências
Bento, A. C. (2017). Uma Proposta para Criação de Artigos Acadêmicos Utilizando Métodos e Técnicas de Gestão Estratégica de Negócios e T.I. Revista Artefactum, Rio de Janeiro, vol. 15, 2a ed., pp. 1-14. ISSN: 1984-3852.
Calado, I. et al., II Workshop Brasileiro sobre Internet das Coisas na Educação (WICE). Sociedade Brasileira de Computação. Anais dos Workshops do VI Congresso Brasileiro de informática na Educação (CBIE 2017). Ed. Sociedade Brasileira de Computação, 2017.
Filho, J. A. C. V Workshop Sobre Tecnologias Móveis Na Educação (WTME). Sociedade Brasileira de Computação. Anais dos Workshops do VI Congresso Brasileiro de informática na Educação (CBIE 2017). Ed. Sociedade Brasileira de Computação, 2017.
Flavell, J. H. Metacognition and cognitive monitoring: A new area of cognitive-developmental inquiry. American Psychologist. v. 34, n. 10, p. 906-911, out. 1979.
Flavell, J. H.; Miller, P. H; Miller, S. Desenvolvimento cognitivo. 3. ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 1999.
Goya, D. et al., O Uso de Estratégias de Aprendizagem Cognitivas e Metacognitivas na Disciplina Semipresencial de Processamento da Informação. Disponível em: < http://www.br-ie.org/pub/index.php/wcbie/article/viewFile/7497/5292> Acesso em: 28/03/2018.
IBGE taxa de analfabetismo das pessoas de 10 a 14 anos. Disponível em: Acesso em: 01/04/2018.
Loes, L. O maior problema da educação do Brasil. Revista ISTOÉ. Disponível em: < https://istoe.com.br/326686_O+MAIOR+PROBLEMA+DA+EDUCACAO+DO+BRASIL/> Acesso em: 01/04/2018.
Luckin, R. et al., Intelligence Unleashed: An Argument for AI in Education, Pearson, 2016. Disponível em: Acesso em: 28/03/2018.
Luckin, R. (2010). “Re-designing learning contexts: Technology-rich, learner-centred ecologies.” London: Routledge.
Marconi, M.; Lakatos, E. Fundamentos de metodologia científica. 8a ed. São Paulo, Brasil: Ed. Atlas, p. 368, 2017.
Moreira, M. A. Aprendizagem Significativa: um conceito subjacente. Revista /Meaningfull Learning Review – VI (3), pp. 25-46, 2011.
Piazentini, L. H. Sistemas de inteligência artificial na educação. Disponível em: < http://www.aiworld.com.br/futuro-do-trabalho/sistemas-de-inteligencia-artificial-na-educacao/> Acesso em: 01/04/2018.
Portilho, E. M. L.; Dreher, S. A. S. Categorias Metacognitivas como Subsídio à Prática Pedagógica. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.38, n.1, p.181-196, 2012.
Pozo, J. I. Aprendizes e mestres: a nova cultura da aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2002.
Prado, M. A Inteligência Artificial é para todos. Disponível em: < http://cio.com.br/opiniao/2017/01/26/a-inteligencia-artificial-e-para-todos/> Acesso em: 28/03/2018.
Ribeiro. C. Metacognição: Um Apoio ao Processo de Aprendizagem. Psicologia: Reflexão e Crítica. 2003, 16 (1), pp. 109-116.
Russel, S.; Norvig, P. Artificial Intelligence: A Modern Approach. 3. ed. New Jersey, USA: Prentice Hall, 2010. p. 1152 ISBN: 0136042597 ISSN: 0269-8889
Santos, M. A. da S. "Inteligência Artificial"; Brasil Escola. Disponível em .Acesso em:02/04/2017.
Santos, Raimundo Nonato Macedo dos. Feb 05/2018. Disponível em: < https://www.researchgate.net/publication/277053669_BIBLIOMETRIA_CIENTOMETRIA_INFOMETRIA_conceitos_e_aplicacoes> Acesso em: 13/06/2018.
Sociedade Brasileira de Computação. Anais dos Workshops do VI Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE 2017). Ed. Sociedade Brasileira de Computação, 2017.
Sperafico, Y. Metacognição e Aprendizagem. Disponível em: < https://www.psicopedagogiaclinicaeinstitucional.com/singlepost/2017/06/21/Metacogni%C3%A7%C3%A3o-e-Aprendizagem. > Acesso em: 01/04/2018.
Apontamentos
- Não há apontamentos.