A PEDAGOGIA DA CULTURA COMO POSSIBILIDADE DE PROBLEMATIZAR A CONTEMPORANEIDADE: LIÇÕES SOBRE COMPETIÇÃO NEOLIBERAL NOS FILMES DA DISNEY/PIXAR

Andresa Silva da Costa Mutz

Resumo


Neste artigo problematizamos as representações sobre a competição – importante característica da sociedade neoliberal contemporânea – que circulam nos filmes de animação Carros (2006) e Aviões (2013) da DISNEY/PIXAR, procurando responder a seguinte questão de pesquisa: que lições, sobre o modo de vida neoliberal, ensinam os filmes de animação às crianças? Inspirada nos Estudos Culturais em Educação, a pesquisa permitiu identificar três lições sobre o modo de vida neoliberal: a) Todos podem competir; b) Competir é nosso destino; c) Campeão é aquele que vence a si mesmo. Os resultados da pesquisa nos permitiram refletir acerca de que modo essa pedagogia cultural educa os sujeitos desde muito cedo para se tornarem úteis ao capitalismo neoliberal contemporâneo, evidenciando a necessidade de aprofundamento, na área da Pedagogia, sobre as discussões acerca das relações entre cinema e educação. 


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