O AMBIENTE HOSPITALAR COMO ESPAÇO-TEMPO DE CRIATIVIDADE: UM ESTUDO FENOMENOLÓGICO- EXISTENCIAL SOBRE OS MODOS DE SER DE UMA CRIANÇA CEGA

HEDLAMAR FERNANDES Fernandes SILVA LIMA, Hiran Pinel, Rodrigo Bravin, Menderson Rezende de Moura

Resumo


Resumo: Este ensaio objetiva a descrever compreensivamente uma prática educativa desenvolvida pelos autores junto a uma criança de seis anos de idade, autonomeado “Naruto”, que possui um complexo e raro quadro clínico denominado craniofaringioma, que o tornou cego dentro do leito hospitalar de um hospital infantil público. O estudo é de cunho fenomenológico (FORGHIERI, 2014; PINEL, 2015; AUGRAS, 1997; RIBEIRO, 2011).  A reflexão fenomenológica vai em direção ao “mundo da vida”, ao mundo da vivência cotidiana, no qual todos nós vivemos como pontua (FORGHIERI, 2014). Recorremos às perspectivas teóricas de Paulo Freire (1921-1997), PINEL (2015), a fim de analisar os “modos de ser” do paciente aluno diante da influência da ludicidade/criatividade, pois a fenomenologia é uma teoria para o mundo externo, que mira o outro, que não está encerrada em si mesma. A produção dos dados se deu a partir da utilização de um brinquedo capaz de proporcionar ao paciente-aluno a coragem de criar, permitindo o desvelamento dos seus protestos e revelando suas dúvidas.  Os resultados apontam que o uso de uma prática educativa a partir do brinquedo se torna um recurso de relevância fundamental na construção do conhecimento do educando, contribuindo para interação social do paciente-aluno internado e fortalecendo as relações interpessoais entre ele e o outro. A ludicidade/criatividade dentro do leito hospitalar se destaca como de vital relevância no processo de ensino/aprendizagem do paciente-aluno enquanto ser humano, um ser no mundo que existe para si e para o mundo, pois não se trata só de um momento de lazer, mas ao mesmo tempo, uma possibilidade para a criança externar seu conhecimento, que será sentido e vivido em sua vida futura.

Palavras-chave: Ludicidade. Criatividade. Hospital. Pesquisa fenomenológica.


Texto completo:

PDF

Referências


AUGRAS, Monique. O Ser da compreensão. Fenomenologia da situação de psicodiagnóstico Compreensão humana e ajuda ao outro. Petrópolis: Vozes, 7ª edição1997.

BENJAMIN, Walter. Reflexões: a criança, o brinquedo e a educação. São Paulo: Duas Cidades, 2009.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria Nacional de Ações Básicas de Saúde. Coordenação de Assistência Médica e Hospitalar. Conceitos e definições de Saúde. Brasília 1977.

CARDOSO, Mirelle Ribeiro. Desafios e possibilidades da ludicidade do atendimento pedagógico hospitalar. – Brasília: Universidade de Brasília, 2011. Dissertação. (Pós-graduação em educação). 134 p.

CECCIM, Ricardo Burg. CARVALHO, Paulo Roberto Antonacci. Criança hospitalizada: atenção integral como escuta a vida. Porto Alegre: UFRGS, 1997.

CUNHA, Nylse Helena Silva. Brinquedoteca; um mergulho no brincar. 4ª edição. São Paulo: Aquariana, 2007.

FORGHIERI, Yolanda Cintrão. Psicologia fenomenológica; fundamentos, métodos e pesquisa. São Paulo: Pioneira, 2014.

FONSECA, Eneida Simões da. Atendimento escolar no ambiente hospitalar. São Paulo: Memnon, 2003.

PINEL, Hiran. A pedagogia hospitalar Brasil-Portugal: esboçando algumas pistas para o entendimento. In: PINEL, H.; SANT'ANA, A. S. C.; COLODETE, P. R. (org.). Pedagogia hospitalar numa perspectiva inclusiva: um enfoque fenomenológico existencial. Teresina: EDUFPI, 2015, p. 80-83.

PINEL, Hiran. Modos de ser sendo junto ao outro no mundo: invenção de um discurso fenomenológico-existencial marxista. 2. ed. Vitória: Centro de Educação; Programa de Pós-Graduação em Educação, 2010.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia; saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia; saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2015.

GADOTTI, Moacir. Boniteza de um sonho; ensinar-e-aprender com sentido. Novo Hamburgo: Feevale, 2003.

KISHIMOTO, Tizuko Morchida. [org.]. O brincar e suas teorias. São Paulo: Cengage Learning, 2008.

MAY, Rollo. A coragem de Criar. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 4ª Edição, 1975.

RIBEIRO, Jorge Ponciano. Conceitos de Mundo e de Pessoa em Gestalt-Terapia – Revisitando o caminho. São Paulo: Summus, 2011.

RIBEIRO, Jorge Ponciano. O ciclo do contato. Temas básicos na abordagem Gestáltica. São Paulo: Summus, 1997.

RÚDIO, Franz Victor. Compreensão humana e ajuda ao outro. Petrópolis: Vozes, 1991.

SANTOS, Santa Marli Pires dos. Brinquedoteca: sucata vira brinquedo. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.