A MATERNIDADE E A EVASÃO ESCOLAR DAS JOVENS NO ENSINO MÉDIO: CONSIDERAÇÕES PRELIMINARES

Jéssica Kurak Ponciano, Márcia Regina Canhoto de Lima, José Milton de Lima, Sérgio Luiz Gibim dos Santos, Elaine Gomes Ferro

Resumo


O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre o fenômeno da evasão escolar entre jovens do sexo feminino, do Ensino Médio nas escolas públicas Brasileiras tendo como arcabouço teórico os estudos de gênero, o feminismo marxista e a Sociologia da Juventude. As reflexões preliminares deste ensaio partem da hipótese de que a gravidez na adolescência é um fator que motiva e impulsiona o abandono escolar de jovens garotas no país. Esta hipótese deu origem a pesquisa de doutorado intitulada “Juventude(s) e Gênero: a evasão de garotas do Ensino Médio em uma escola pública de Presidente Prudente - SP”. Inúmeros estudos mostram como o fenômeno da evasão escolar, sobretudo no Ensino Médio, ainda é uma constante e ocupa um espaço central nas discussões acerca da educação no país. Vários fatores contribuem para que a permanência escolar dos jovens seja comprometida, dentre eles: condições sociais, econômicas, regionais, de sexo / gênero, etárias, entre outras. Neste sentido, o trabalho em questão pretende fomentar o papel da educação propalada pelas organizações sociais, neste caso da escola pública, como ferramenta de superação deste fenômeno, a fim de que não seja negado às adolescentes o direito ao acesso e a permanência à uma educação de qualidade. 


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