ENSINO DE CIÊNCIAS NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO: O ENFOQUE CTS COMO VEÍCULO DE CONSTRUÇÃO DESSE CONHECIMENTO

Ana Rita Gonçalves Ribeiro de Mello, Jorge Cardoso Messeder

Resumo


Este artigo é parte de uma pesquisa de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências, em andamento, cujo objetivo é desenvolver nos alunos do Atendimento Educacional Especializado (AEE) de uma escola municipal situada no município de Mesquita (RJ), narrativas e ações em ensino de Ciências, por meio de práticas pedagógicas sob o viés do ensino CTS, usando como recursos, oficinas, circuitos, jogos, leituras, conversas, articulados a vários conteúdos em diversos âmbitos, incentivando-os para uma possível tomada de decisão. O estudo é do tipo qualitativo, com finalidade exploratória participante, com o compromisso de oferecer ao sujeito possibilidades para o processo de desenvolvimento e humanização do conhecimento científico. Dentre os resultados parciais estão a boa receptividade, interesse e motivação dos alunos pelas atividades propostas, onde os mesmos têm manifestado apropriação dos conteúdos ao se posicionarem criticamente diante das questões sociais abordadas, melhora na comunicação oral, na organização do pensamento e interação professor-aluno.


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