O DESIGN APLICADO NO DESENVOLVIMENTO DA INTERFACE DE UM APLICATIVO DE DOAÇÃO, EMPRÉSTIMO E TROCA DE TECNOLOGIAS ASSISTIVAS ENTRE PESSOAS QUE POSSUEM ALGUM TIPO DE DEFICIÊNCIA OU MOBILIDADE REDUZIDA PARA MELHORIA DA ACESSIBILIDADE NA SUA VIDA DIÁRIA
Resumo
Atualmente 23,9% da população brasileira apresenta algum tipo de deficiência. Essas pessoas, que têm limitada a capacidade de se relacionarem com o meio e utilizá-lo, são denominadas pessoas com mobilidade reduzida. Dentro desse cenário, esta pesquisa objetivou desenvolver a interface de um aplicativo mobile com o intuito de conectar as pessoas com mobilidade reduzida, possibilitando a doação, empréstimo e troca de produtos de tecnologia assistiva que estão ociosos em suas residências, utilizando os conceitos de gestão de projetos. Para o fazer do design de interface do aplicativo mobile, foram utilizados os processos para desenvolvimento de um projeto de acordo com o Project Management Institute que são: iniciação e planejamento; execução, monitoramento e controle; e encerramento. A pesquisa é de natureza aplicada e caráter exploratório-descritivo, onde a metodologia se baseou em estudos de casos múltiplos, combinando técnicas de pesquisa qualitativa e quantitativa.
Texto completo:
PDFReferências
ABNT. NBR 9050: Acessibilidade de pessoas portadoras de deficiências a edificações, espaço, mobiliário e equipamento urbanos. Rio de Janeiro: [s.n.], 2015.
BONSIEPE, G. (1997a). Design: do material ao digital. Florianópolis: FIESC/IEL
CAMBIAGHI, S. Desenho Universal: métodos e técnicas para arquitetos e urbanistas. 3ª ed. rev.. ed. São Paulo: Senac São Paulo, 2012.
CARTILHA DO CENSO 2010 – PESSOAS COM DEFICIÊNCIA, Luiza Maria Borges Oliveira / Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR) / Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SNPD) / Coordenação-Geral do Sistema de Informações sobre a Pessoa com Deficiência; Brasília: SDH-PR/SNPD, 2012. 32 p.
COMITÊ DE AJUDAS TÉCNICAS. Tecnologia Assistiva. Brasília: CORDE, 2009. 138 p.
EVANGELO, Larissa Silva. Avaliação da acessibilidade e mobilidade arquitetônica em escolas de ensino fundamental de Viçosa-MG. 2014. 143p. Tese (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) – Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo – Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, 2014.
EISENHARDT, K. (1989). Making fast strategic decisions in high-velocity environments. Academy of Management Journal, v. 32, n. 3, p. 543-576
IBGE. Projeção da População do Brasil por sexo e idade para o período de 2000/2060 /Projeção da População das Unidades da Federação por sexo e idade para o período de 2000/2030. Rio de Janeiro: [s.n.], 2013. 21 p.
GRANOLLERS, T. MPI+U. Uma metodologia que integra la ingenieria del software, la interacción persona- ordenador y la accesibilade em el contexto de equipos de desarrollo multidisciplinares. Tesis de Doctorado. Universidad de Lleida, Jul.2004. Disponível em: http://www.tesisenxarca.net/ TDX-0218107-133615/. Acesso em: 27 maio, 2019.
PRADO, A. D. A.; LOPES, M. E.; ORNSTEIN, S. W. Desenho universal - Caminhos da Acessibilidade no Brasil. São Paulo: Annablume, 2010. 306 p.
Apontamentos
- Não há apontamentos.