EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA: A FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES DAS SALAS DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS PARA O USO DA TECNOLOGIA ASSISTIVA - AUGUSTO CORRÊA/PARÁ
Resumo
O presente artigo tem como objetivo analisar como vem se delineando a formação continuada dos professores lotados nas salas de recursos multifuncionais da área urbana do Município de Augusto Corrêa-Pará para o uso da Tecnologia Assistiva. A Tecnologia Assistiva entendida aqui como todo o conjunto de equipamentos, de recursos e de serviços que dão condições às pessoas com deficiência de ter maior independência e autonomia e, por conseguinte promovem a inclusão. Este estudo foi construído com base na abordagem qualitativa a partir dos pressupostos de Minayo (2003). Para o levantamento dos dados foi utilizada a entrevista semiestrutura. Participaram da pesquisa cinco professoras lotadas em salas de recursos multifuncionais. Os dados foram tratados e discutidos a partir de uma aproximação com a análise do conteúdo em Bardin (2010). Os resultados da pesquisa sugerem ausências de materiais pedagógicos, equipamentos, além de formação voltada para a inclusão e para o uso de Tecnologia Assistiva. Esses apontamentos denotam a necessidade de se fortalecer as parcerias necessárias à concretização de um projeto de sociedade inclusiva que assume como marca de educar na diferença e pela diversidade.
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