A EXCLUSÃO DIGITAL NO SÉCULO XXI: DIÁLOGOS NA INCORPORAÇÃO DE TICS NA GESTÃO EDUCACIONAL EM ESCOLAS DA REDE PÚBLICA DE SÃO LUÍS/MA

Lucas de Vasconcelos Soares, Lílian Aquino Oliveira

Resumo


O presente trabalho, desenvolvido no âmbito do Programa de Mobilidade Acadêmica Nacional, entre a Universidade Federal do Oeste do Pará e a Universidade Federal do Maranhão com pesquisa aplicada no município de São Luís no Estado do Maranhão, busca investigar a incorporação das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) na Gestão Educacional em escolas da rede pública, analisando limitações e possibilidades dessa integração frente ao compromisso com uma acessibilidade digital e o estabelecimento de relações democráticas no campo da gestão. São objetivos do estudo: a) Geral: Investigar a incorporação das TICs na gestão educacional em escolas da rede pública de São Luís/MA, desbravando limites e possibilidades dessa integração; b) Específicos: Compreender as diferenças e/ou semelhanças de uma escola para a outra com relação à disponibilidade de TICs; Identificar as TICs disponíveis e em que ações são empregadas no exercício do gestor educacional; Analisar as limitações e possibilidades sobre a usuabilidade das TICs na gestão educacional. A pesquisa caracteriza-se como qualitativa, com caráter comparativo, buscando estabelecer comparações entre as opiniões e as práticas dos gestores educacionais sobre a problemática apresentada. Por meio da associação entre a pesquisa bibliográfica e empírica, utilizou-se como técnicas de coleta de dados: aplicação de entrevistas semiestruturadas com gestores educacionais e observação participante em escolas da rede municipal e estadual em localização central e periférica. Para análise, aplicou-se a técnica de triangulação dos dados. Os resultados obtidos apontam uma enorme diferença entre as escolas sobre a disponibilidade de TICs na gestão educacional, especificamente, visível pela separação do contexto geográfico, já que instituições em localização central possuem mais recursos do que as de localização periférica. Quanto às TICs disponíveis na gestão, é visível a existência de recursos modernizados e ultrapassados, variando em consonância com a distinção geográfica das instituições investigadas. Evidentemente, o uso das TICs na gestão educacional acaba por projetar um maior dinamismo, otimização de tempo e recursos e o acompanhamento em tempo real dos processos. Contudo, levando em conta a ausência de subsídios que garantam a integração dos sujeitos educacionais na usuabilidade das TICs, podemos estar diante de uma exclusão digital dentro do espaço educacional. Assim, ao mesmo tempo em que integra, as TICs podem ser excludentes, se não forem significativas nas práticas e ações da gestão educacional.


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Referências


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