O USO DO INFOGRÁFICO COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO APRENDIZAGEM DAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM DEFICIÊNCIA NAS ESCOLAS DA REDE PÚBLICA ESTADUAL DE SALVADOR

Joelma Cerqueira Oliveira

Resumo


O presente estudo tem como finalidade refletir o processo de inclusão escolar, das crianças e adolescentes com Deficiência, no ensino regular da rede pública estadual de Salvador, assim como a importância das ferramentas digitais educacionais para efetiva inserção desses sujeitos na escola regular. Para tanto, realizamos pesquisas e levantamento bibliográfico sobre o assunto, que visa colaborar para o desenvolvimento de uma eficácia no processo de Inclusão escolar. No ano de 1994, foi um marco para a inclusão escolar, com a publicação da Declaração de Salamanca sobre Princípios, Políticas e Práticas sobre Educação para as necessidades educacionais especiais (UNESCO, 1994). O Brasil, assim como diversos países do mundo, foi impactado por essa nova concepção educacional, haja vista que esse documento trouxe a ideia de que as crianças com necessidades educacionais especiais com deficiência deveriam ser incluídas em escolas de ensino regular, rompendo com um paradigma vigente relacionado à educação dessas crianças nas escolas especiais. Contudo apresentamos avanços e inclusão desses sujeitos na escola regular, sabendo que muito ainda precisa ser feito para o ensino e inclusão dos educandos com deficiência na escola regular de forma eficaz. Ao mesmo tempo, identificarmos a necessidade de uma melhor aplicabilidade da lei 13.145/2015. Conclui-se que a inclusão das pessoas com deficiência na escola regular de ensino é um processo complexo, que envolve a garantia do sucesso da aprendizagem em um ambiente harmônico, acolhedor, respeitador e inclusivo, além da colaboração e desenvolvimento de ferramentas pedagógicas que contribuam para o ensino e a construção da cidadania com justiça e dignidade, assegurando a igualdade de diretos adquiridos por lei.


Texto completo:

PDF

Referências


ALMEIDA, Gisella de Souza. Educação Especial e/ou Educação Inclusiva. Disponível em: . Acesso em: 10 jul. 2019.

BEYER, Hugo Otto. Educação Inclusiva ou Integração Escolar? Implicações pedagógicas dos conceitos como rupturas paradigmáticas. Ensaios pedagógicos. Brasília. DF, p. 85-88, 2006.

BRASIL, Ministério da Educação. Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica. Secretaria da Educação Especial. Brasília: MEC/ SEESP, 2001.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal, 1988.

BRASIL. Lei nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Estabelece as Diretrizes e bases da Educação Brasileira. Brasília, Centro Gráfico, 1996.

Edelson, D. C. (2002). Design Research: What we learn when we engage in design. Journal of the Learning Sciences, 11(1), 105-121. Disponível em: http://www.cs.uic.edu/~i523/edelson.pdf. Acesso em: 14 Junho. 2019.

GADOTTI, Moacir e ROMÃO, José E. Autonomia da escola: princípios e propostas. 2. ed. São Paulo: Cortez, 1997.

MAZZOTTA, Marcos J. Silveira. Educação Especial no Brasil: história e políticas públicas. 5. ed. São Paulo: Cortez. 2005.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.