O POSITIVISMO NO PROGRAMA DO GOVERNO ESTADUAL CAPIXABA “ESCOLA VIVA”: A PRODUÇÃO DISCURSIVA SUSTENTADORA DE TAL PROPOSTA EDUCACIONAL
Resumo
O objetivo desse estudo foi o de procurar, de modo crítico, entender parte do positivismo presente no discurso neoliberal do “Programa Escola Viva” implantado oficialmente em 2015, pelo Governo do Estado do Espírito Santo, que tenta colocar na prática a escola em período integral. Tratou-se de uma pesquisa bibliográfica, lida e estudada criticamente, associada a uma postura fenomenológica dos pesquisadores, tempo, de modo reflexivo crítico. Produziu-se uma análise de tal proposta dentro de um ponto de vista específico, criticando a ideologia da privatização da educação, a imposição de uma proposta que não consultou efetivamente a população envolvida e que se limitou a “comprar” o ideário pronto de uma experiência pernambucana, planejada, executada e avaliada por empresários interessados na escolaridade nas escolas públicas, cujo nome é Escola da Escolha, gestada pelo Instituto de Corresponsabilidade Educacional (ICE), que em termos de mercado, parece esclarecer a meta de ser produzir mão de obra barata. Para alcançar esse objetivo de pesquisa, os autores descrevem Comté e o positivismo, o positivismo na Educação, a relação entre o positivismo e o neoliberalismo. Finalmente, aprofundam-se em parte do discurso positivista que sustenta essa Escola, cujos manuais sustentam a experiência capixaba, e que foram subsídios para os treinamentos, donde escolhemos intencionalmente a Pedagogia da Presença do mineiro Antônio Carlos Gomes da Costa (1949-2011), que por sua vez também se respalda no psicólogo estado-unidense Robert R. Carkhuff (1934-), onde aprofundamos mais.
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PDFReferências
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