Apontamentos
- Não há apontamentos.
John Wesley Grando
Universidade Federal do Paraná (UFPR)
Brasil
Licenciado em Química (2017) pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Especialista em Metodologias do Ensino de Química (2018), ênfase em Tecnologias da Comunicação e Informação no Ensino de Química, pelo Centro Universitário Internacional (UNINTER), atualmente é Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática pela Universidade Federal do Paraná (PPGECM-UFPR). Pesquisa sobre Tecnologias Digitais no Ensino de Química.
Joanez Aparecida Aires
Universidade Federal do Paraná (UFPR)
Brasil
Licenciada em Química (1986), Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000), área de concentração em Educação e Ciência, Doutora em Educação Científica e Tecnológica (2006) também pela UFSC. Professora Associada no Curso de Licenciatura em Química na Universidade Federal do Paraná, atuando na docência e junto ao grupo de pesquisa em Educação Química da UFPR (EDUQUIM). Credenciada no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática/ UFPR. Pós doutora em Didática das Ciências, pela Universidade de Lisboa. Atuou no PIBID/UFPR como Coordenadora da área de Química (2010-2013) e como Coordenadora Institucional também no PIBID/UFPR de 2014 a 2017.
Maria das Graças Cleophas
Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
Brasil
Licenciada em Química e mestre em Físico-química pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Doutora em Ensino das Ciências, com ênfase no ensino de Química, pela UFRPE. Foi coordenadora do Programa de Iniciação à Docência - PIBID e contribuiu administrativamente atuando como vice coordenadora do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza na Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF). Atualmente é Professora Adjunta (Nível 2) da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), Coordenadora do Curso de Química - Licenciatura e faz parte do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática (PPGECM) da Universidade Federal do Paraná (UFPR).
O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).
Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.
Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.