MANDA NUDES: Pedagogias Sexuais no Grindr

Danillo Mota Lima, Edvaldo Souza Couto, Patricia Silva

Resumo


A popularização de dispositivos como os smartphones permitem aos humanos explorarem e aumentarem seu contatos e experiências com os corpos e os sexos. Nesse contexto, o objetivo do artigo é traçar relações entre educação, sexualidades e tecnologias digitais, a fim de analisar pedagogias sexuais produzidas por gays, que compartilham nudes no App Grindr, ambiente digital especializado em socialização homoerótica. O argumento central é que a utilização desse aplicativo transfere a excitação e o gozo do corpo humano para representações e simulações. Trata-se de uma orgia de realismo na qual o sexo torna-se mais um signo na panóplia hipersexual do mundo. O método é o qualitativo aplicada a internet, de caráter descritivo e analítico. As análises dos perfis foram realizadas por meio da técnica de Análise de Conteúdo (AC). Os resultados apontam para a construção de pedagogias sexuais que não valorizam o sexo físico e que tornam o exercício sexual mais egocêntrico.

Palavras-chave: Tecnologia Educacional, Pedagogia Cultural, Pedagogias sexuais, Grindr


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