GESTÃO EDUCACIONAL E TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: CAMINHOS AO DIREITO DEMOCRÁTICO E PARTICIPATIVO EM ÓBIDOS/PA
Resumo
O artigo visa analisar como as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) contribuem para o alcance de relações democráticas e participativas na Gestão Educacional da escola pública. Para efeito, atrela-se a uma realidade específica: o município de Óbidos no Estado do Pará. Dentre os objetivos propostos, buscou-se compreender as TICs como um instrumento de fortalecimento da democracia e da participação na escola pública; identificar os desafios sobrepostos ao uso das TICs na rede municipal de educação de Óbidos/PA, analisando a usuabilidade de um sistema de Gestão Educacional identificado. As análises apresentadas são fruto de uma pesquisa de campo, contemplando, entre as técnicas de coleta de dados, o uso de pesquisa bibliográfica, análise documental e aplicação de entrevistas semiestruturadas com três sujeitos educacionais. Dos resultados obtidos verifica-se que são inúmeros os desafios sobrepostos à incorporação das TICs na Gestão Educacional em Óbidos/PA, entre estes: 1) escassez de recursos e tecnologias; 2) problemas de conectividade e qualidade; 3) ferramentas tecnológicas desatualizadas; e 4) formação insuficiente. Em um novo cenário contemporâneo de transformações e exigências sociais, as TICs podem tornar-se elementos fortificadores de um modelo democrático e participativo na Gestão Educacional da escola pública (ALMEIDA; SOARES; OLIVEIRA, 2019), permitindo maiores alcances dos sujeitos e processos educacionais. No entanto, apesar de tais possibilidades, seu uso ainda ocorre sob o fulcro de grandes limitações. Em Óbidos/PA, o Sistema Gestor Educacional poderia ser um contribuinte no desenvolvimento de tarefas, porém, este se torna um desafio por não dispor de funcionalidades que dialoguem com a realidade local. Contempla-se a prática da importação de tecnologias produzidas em realidades distintas para atender a problemáticas locais e particulares, revelando a ineficiência dos órgãos e políticas educacionais no país quanto à administração e empregabilidade destas. Desse modo, o projeto de uma atuação democrática e participativa na Gestão Educacional permanece em segundo plano, uma vez que o uso das TICs vem configurando-se como meras exigências governamentais, abandonando o compromisso com o bem comum e a coletividade, fatores primordiais na gestão da escola pública brasileira, especialmente, na realidade educacional de Óbidos/PA.
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PDFReferências
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