PROJETO F@ROIS: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UMA FORMAÇÃO SOCIODIGITAL UTILIZANDO APLICATIVOS PARA O DESENVOLVIMENTO DA AUTONOMIA DE CURSISTAS DA COMUNIDADE TABUAZEIRO (ES)
Resumo
Texto completo:
PDFReferências
CARNEIRO, R. F.; PASSOS, C. L. B.A utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação nas aulas de Matemática: limites e possibilidades. Revista Eletrônica de Educação(São Carlos), v. 8, 2014.
CASTELLS, Manuel. A divisão digital numa perspectiva global. In: “A Galáxia da Internet: Reflexões sobre a Internet, os Negócios e a Sociedade”. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed.2003.
CRISPIM, M. C. (2008). A Rede de Inclusão Sociodigital de Cuiabá: sustentabilidade, obstáculos e perspectivas. 2008. Dissertação (Mestrado) Instituto de Geociências, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, Brasil.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Paz e Terra, 2009.
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010. 184p.
KENSKI, V. M.Educação e Tecnologias:o novo ritmo da informação. 8ª ed. Campinas, SP: Papirus, 2012.
LEMOS, A. Cibercultura: tecnologia e vida social na cultura contemporânea. 2a Edição ed. Porto Alegre: Sulina, 2004.
LIMA, Adriana Neves Barreto et al. INCLUSÃO SOCIODIGITAL E FORMAÇÃO HUMANA: CAMINHOS PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA POLÍTICA PÚBLICA EM NITERÓI. Revista Aleph, [S.l.], n. 26, aug. 2016. ISSN 18076211. Disponível em: . Acesso em: 20 abril 2019.RevistAleph –ISSN 1807-6211 Agosto 2016 Ano XIII –Número 26.
PRENSKY, M. Digital Native, digital immmigrants. Digital Native immigrants. On the horizon, MCB University Press, Vol. 9, N.5, October, 2001. Disponível em: http://www.marcprensky.com/writing/Prensky%20-%20Digital%20Natives,%20Digital%20Immigrants%20-%20Part1.pdf. Acesso em: 15 maio 2020.
SILVEIRA, Sérgio Amadeu da. “Exclusão Digital: A Miséria na Era da Informação”. São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2001.
TAKAHASHI, T. (Coordenador). Sociedade da informação no Brasil: livro verde.Brasil: Ministério da Ciência e Tecnologia, Brasília, 2000.
UNESCO. Diretrizes de políticas da UNESCO para a aprendizagem móvel. 2014. 45p. Disponível em: Acesso em: 28 novembro 2019.
VYGOTSKI, L. S. A formação social da mente.São Paulo: Martins Fontes, 1984.
WARSCHAUER, M. Tecnologia e inclusão social: a exclusão digital em debate., São Paulo: Ed. SENAC SP, 2006.
Apontamentos
- Não há apontamentos.