A PESQUISA APLICADA NO EXERCÍCIO DA DOCÊNCIA ARTÍSTICA

Claudia Cavalcante Cedraz Caribé de Oliveira, André Luiz Souza da Silva

Resumo


Em tempo de pandemia mundial foi imprescindível ao docente na educação básica transformar-se, reinventar-se, propor e desenvolver novos caminhos. Diante desta nova realidade quais os parâmetros para a construção desta nova docência? Por quais caminhos deveremos trilhar para garantir uma educação transformadora diante de tantas dificuldades presentes na rede pública de ensino? Como escolher as estratégias para garantir a aprendizagem do aluno? Este trabalho é um relato de experiência dentro da perspectiva de inclusão da postura de pesquisador no exercício da docência, para pensar e propor novas abordagens ao ensino de arte mediado pelas tecnologias digitais diante deste contexto inusitado que foi a pandemia da Covid-19 durante os anos de 2020 e 2021. Alinhar o trabalho docente ao perfil de pesquisador foi o que guiou as ações desenvolvidas em uma escola da Rede Municipal de Ensino na cidade de Salvador, com turmas do 7º ano do Ensino Fundamental.

Texto completo:

PDF

Referências


BARBIER, R. Escuta sensível na formação de profissionais de saúde: Conferência [Julho, 2002]. Brasília: Escola Superior de Ciências da Saúde. Tradução de Davi Gonçalves.

BRASIL. Ministério da Educação / Secretaria de Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular (BNCC) – Educação é a base. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/wpcontent/uploads/2018/02/bncc-20dez-site.pdf. Acesso em: 26 jun. 2021.

Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica/ Ministério da Educação. Secretária de Educação Básica. Diretoria de Currículos e Educação Integral. – Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013. http://portal.mec.gov.br/docman/julho-2013-pdf/13677-diretrizes-educacao-basica-2013-pdf/file. Acesso em; 27 jun. 2021.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à pratica educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996. 11ª ed. 1999.

HETKOWSKI. M.; VIANA, G. C.; FERREIRA, A. F. Mestrado Profissional em Educação: construção de um percurso à Pesquisa Aplicada e de Intervenção. XIV Simpósio Internacional IHU – Revoluções tecnocientíficas, culturas, indivíduos e sociedades. Rio Grande do Sul: UNISINOS, comunicação aprovada, 21 a 24 de outubro de 2014.

OLIVEIRA, C. C. C. C. As Histórias em Quadrinhos Como Proposta Interdisciplinar: pesquisa aplicada de engajamento no Colégio Estadual Bento Gonçalves – Salvador (Ba). 2016. Memorial Descritivo (Mestrado em Gestão e Tecnologias aplicadas à Educação) - Universidade do Estado da Bahia, Salvador, 2016.

SALVADOR. Orientações curriculares e pedagógicas para a rede municipal de ensino de salvador no continuum curricular. Secretaria de educação de Salvador. Disponível em: http://educacao3.salvador.ba.gov.br/adm/wp-content/uploads/2021/02/Orienta%c3%a7%c3%b5es-Curriculares-e-Pedag%c3%b3gicas-FINAL-1.pdf. Acesso em: 26 jun. 2021.

SANTOS, T.; HETKOWSKI, T. M.; CORREIA, S. L. C. P. Geotecnologias, Educação e Contemporaneidade: pesquisa aplicada, saberes e práticas pedagógicas mediadas pelas tecnologias digitais. IN: HETKOWSKI, T. M.; SANTOS, T. C.; CORREIA, S. L. C. P. (Org.). Diálogos e interlocuções: experiências e práticas pedagógicas na América latina. Curitiba: CRV, p. 17-36, 2016.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.