ESTÁGIO EM DOCÊNCIA ORIENTADA NA GRADUAÇÃO EM LETRAS: RELATO DE EXPERIÊNCIA DURANTE O CENÁRIO PANDÊMICO

Hellen Boton Gandin, Elisângela Bertolotti, Ana Paula Teixeira Porto

Resumo


 

O diálogo estabelecido entre a teoria e a prática é primordial na constituição da profissão docente, sobretudo, quando refletimos sobre o ofício do professor enquanto mediador do ensino de literatura. Dessa forma, este texto tem o objetivo de relatar as atividades realizadas na experiência de Estágio em Docência, como disciplina do Mestrado e do Doutorado, no contexto de um Curso de graduação em Letras – Língua Portuguesa, com a intenção de refletir sobre as vivencias obtidas, bem como os desafios do ensino da literatura no contexto remoto e pandêmico. Para isso, utilizaremos autores como Freire (2006), Santaella (2007), Demo (2004) e seus pressupostos reflexivos. A experiência de estágio assina a necessidade de competências singulares ao professor, como a fluência tecnológica e pedagógica, o letramento digital, a afetividade na virtualidade e o uso crítico, criativo de tecnologias digitais para a era 3.0.


Texto completo:

PDF

Referências


BASÍLIO, Vanessa Hidd, A Prática no Ensino Superior: O Desfio de tornar-se professor. Dissertação de Mestrado em Educação- Universidade Federal de Piauí, 2010.

COSTA, Sandra Regina Santana; DUQUEVIZ, Barbara Cristina; PEDROZA, Regina Lúcia Sucupira. Tecnologias Digitais como instrumentos mediadores da aprendizagem dos nativos digitais. Revista Quadrimestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional, São Paulo, v. 19, n. 3, Set/Dez 2015, p. 603-610.

DEMO, Pedro, Sociologia da educação. Brasília: 1 ed. Plano, 2004.

FAVA, Rui. Trabalho, educação e inteligência artificial: a era do indivíduo versátil. Porto Alegre: Penso, 2018.

FAVA, Rui. Educação 3.0. São Paulo: Saraiva, 2014.

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia. 34.ed. São Paulo: Paz e Terra, 2006.

LALUEZA, J. L., CRESPO, I.; CAMPS, S. As tecnologias da informação e da comunicação e os processos de desenvolvimento e socialização. In: C, Monereo (Org.), Psicologia da Educação Virtual: aprender e ensinar com as tecnologias da informação e da comunicação. Porto Alegre: Artmed, 2010.

MALLMANN. Elena Maria. MAZZARDO, Mara Denize. Fluência tecnológico-pedagógica (FTP) e recursos educacionais abertos (REA). Santa Maria, RS: UFSM, GEPETER, 2020.

MELO TEIXEIRA, G. F. Docência: uma construção a partir de múltiplos condicionantes. Boletim Técnico de SENAC: a revista da educação profissional, Rio de Janeiro, v. 35, n.1, p. 29- 37, janeiro/abril 2009.

PIMENTA, Selma G.; LIMA, Maria S. L. Estágio e docência. São Paulo: Cortez, 2012.

SANTAELLA, Lucia, Linguagens liquidas na era da modernidade, 1, ed. Paulus; São Paulo 2007.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.