Arte e pandemia: enfrentamentos com a noção de realidade

Ricardo Alexandre Rodrigues

Resumo


A proposta de reflexão que se desdobra neste texto tem como ponto de partida as inquietações causadas quando os esquemas habituais de percepção e organização da realidade são interrompidos. Acontecimentos inesperados ou planejados deliberadamente podem impactar nos modos de ver, sentir, organizar e interagir no mundo. Na abrangência desse entendimento, as medidas de combate à pandemia do covid-19 e as manifestações artístico-poéticas foram apontadas como eventos (cada qual com seus efeitos e desdobramentos) capazes de fazer repensar os limites do possível. O que permite o atravessamento de ideias e reflexões nesses apontamentos é o interesse de estender pensamentos sobre os modos de percepção e de abordagens para dar sentido às experiências.


Texto completo:

PDF

Referências


CANDIDO, Antonio. Vários escritos. 4. ed. São Paulo: Duas cidades; Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, 2004.

GREIMAS, Algirdas Julien. Da imperfeição. São Paulo: Hacker Editores, 2002.

RODRIGUES, Ricardo Alexandre. A poética de Arthur Bispo do Rosario: compêndios de encantamentos do mundo. Jundiaí: Paco Editorial, 2014.

ROSA, João Guimarães. Ave, palavra. Rio de Janeiro: Ediouro Publicações de Lazer e Cultura, 2009.

TEIXEIRA, Lucia. Station Bourse: o que os olhos não viram. In: CORTINA, Arnaldo, MARCHEZAN, Renata (Orgs.). Razões e sensibilidades: a semiótica em foco. Araraquara: Laboratório Editorial/FCL/UNESP; São Paulo: Cultura Acadêmica Editora, 2004.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.