Sistemas de Representação do Conhecimento e Educação: Contribuições Epistemológicas e Pedagógicas da Máquina de Turing, Fractais e dos Autômatos Celulares

Cristiane Neves de Oliveira, Ludmilla Monfort Oliveira Sousa, Tiago Santos Sampaio

Resumo


O objetivo deste estudo qualitativo é apresentar uma discussão teórico-experimental sobre sistemas de representação do conhecimento (SRC) a partir de atividades desenvolvidas em uma disciplina do curso de doutorado em difusão do conhecimento. Os SRC são modelos formais e/ou informais de criação, organização, gestão e difusão do conhecimento baseados em fundamentos da Lógica e da Matemática. A abordagem metodológica utilizada se baseou na revisão teórica de partes relevantes na construção do conhecimento, abordando temas como autômatos celulares, fractais e máquinas abstratas de Turing e Post, entre outros e na utilização de elementos do Problem Based Learning (PBL), o qual parte de um problema como elemento motivador do estudo e integrador do conhecimento. O problema proposto consistiu em programar, na máquina de Turing, o padrão produzido por um autômato celular que se aproximasse do padrão da concha da espécie connus textile. As atividades proporcionaram aos discentes, que são de áreas diversas, o conhecimento de abordagens matemáticas e de linguagens computacionais ancoradas em outros paradigmas que não aqueles da ciência clássica e da lógica formal e a relação desses com tradições filosóficas, bem como evidenciaram contribuições às formações individuais, decorrentes de processos coletivos de construção multirreferencial do conhecimento, indicando ganhos com relação ao processo formativo, advindos da utilização dos elementos do PBL.


Texto completo:

PDF

Referências


CASTRO. C. M. Como levar o computador à escola. Revista de Ensino de Ciência. n.12, p.56-61; São Paulo. 1985.

DILÃO, R. Autômatos celulares, máquinas de Turing ou a natureza como máquina de cálculo. In Colóquio Ciências, 1993, volume 12, páginas 3–20. Disponível em: http://sd.tecnico.ulisboa.pt/NonLinear_Dynamics_Group/Awareness_files/12-1.PDF

Acesso em 24 ago.2019.

FURTADO, B. A.; VAN DELDEN, H.; Modelagem urbana e regional com autômatos celulares e agentes: panorama teórico, aplicações e política pública. In: Cruz, Bruno; Furtado, Bernardo; Monastério, Leonardo; Rodrigues Junior, Waldery. (Org.). Economia regional e urbana: teorias e métodos com ênfase no Brasil. Brasília: IPEA, 2011, v.1, p. 283-314. Disponível em: http://www.ipea.gov.br/portal/images/stories/PDFs/TDs/td_1576.pdf. Acesso em 24 ago.2019.

GREMONIN, L.; VINCENTIN, E. Autômatos Celulares: revisão bibliográfica e exemplos de implementações. Revista Eletrônica Lato Sensu (UNICENTRO), V.6, 2008.

PÁDUA, F. L. C.; VIEIRA, N. J. Autômatos celulares: teoria e aplicações. Universidade Federal de Minas Gerais. Dep. de Ciências da Computação. Pós-graduação. 19p., 2004.

RIBEIRO, L.; MIZUKAMI, M. A PBL na Universidade de Newcastle: um modelo para o ensino de engenharia no Brasil? Olhar de Professor, v. 7, n. 1. Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, Brasil. p. 133-146, 2009. Disponível em: https://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/issue/view/138. Acesso em 31 out. 2019.

SANTOS, Ailton Dias dos. Sistematização de experiências de economia solidária. Sem data, sem local.

TENÓRIO, R.M. Computadores de Papel: Máquinas Abstratas para um Ensino Concreto. Editora Cortez. São Paulo. 2003.

WOLFRAN, S. A New Kind of Science. Blog de Stephen Wolfram. Disponível em https://www.wolframscience.com/nks/. Acesso em 24 de ago. 2019.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.