ORIENTAÇÕES REMOTAS: A PESQUISA SOBRE PROCESSOS CRIATIVOS EM DESIGN E ARTE ADAPTADA À TELA DO COMPUTADOR

Viviane Gil Araújo

Resumo


 O artigo trata de uma experiência de orientação docente em pesquisa de iniciação cientifica. Relata as particularidades da análise visual no ambiente virtual durante o distanciamento social imposto pela pandemia causada pelo novo coronavírus SARS-CoV-2.


Texto completo:

PDF

Referências


A interdisciplinaridade da História da Arte é tema fundamentado por Annateresa Fabris ao definir que a matéria “não deve limitar-se apenas a descrever e documentar as obras, mas avaliar e explicar sua origem dentro de um contexto histórico, portanto relativo, porque possui antecedentes e uma sucessão posterior” (FABRIS,1995,7).

A metodologia de pesquisa sobre artes referencia as pesquisas envolvendo o estudo da obra de arte, a partir do produto final, seus processos de significação e códigos semânticos, seu efeito no contexto social, seus processos de legitimação e circulação REY (1996, p.82).

[...] Esse que era basilar na poética da artista, contudo, para tal direcionamento foram pesquisados alguns aspectos das teorias da poética que trata, segundo Cattani, dos “múltiplos sentidos e significados [da obra], os quais escapam, em parte, ao desejo, à intenção e até mesmo ao controle do seu criador” (2007, p. 13).

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

BENJAMIN, Walter. Obras Escolhidas: Magia e técnica, arte e política. São Paulo: Brasiliense, 1996.

CATTANI, Icleia Borsa. (Org.). Mestiçagens na Arte Contemporânea. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2007.

CLAUDIA HAMERSKI. Works. Disponível em: https://www.claudiahamerski.com/works . Acesso em: 30 nov. 2020.

FABRIS, Annateresa. A História da Arte como prática interdisciplinar. Porto Arte, Porto Alegre, v.6, n.10, p.7-13, nov.1995.

GIL, Antônio Carlos. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. São Paulo: Atlas, 2008.

REY, Sandra. Da prática à teoria: três instâncias metodológicas sobre a pesquisa em poéticas visuais. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/PortoArte/article/view/27713/16324. Acesso em 10 julho.2021.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.