O USO DAS TDICs NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM REMOTO E MUDANÇAS ESPACIAIS

Tulio Marcio de Salles Tiburcio, Jordana Chaves de Melo

Resumo


RESUMO

O uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) como ferramenta educacional tem sido relevante na sala de aula, de maneira com que houvesse uma intensificação no período de ensino remoto causado pela pandemia do Covid-19. As discussões visam ampliar a maneira como as TDICs podem contribuir para uma educação de qualidade através de metodologias educacionais aplicadas em diferentes escolas. Esta pesquisa teve como objetivo investigar as potencialidades das TDICs como ferramenta educacional para o ensino remoto no processo de ensino e aprendizagem para que se possa identificar e compreender o ambiente de ensino, ou seja, o ambiente físico educacional, frente às mudanças ocasionadas a partir da experimentação digital em tempos de pandemia. Para alcançar tais objetivos, desenvolveu-se uma pesquisa exploratória de natureza quali-quantitativa. A metodologia desenvolvida foi dividida em duas etapas. Iniciou-se então com a aplicação dos questionários via Google Forms, direcionadas aos pais e alunos das escolas participantes para identificar o nível de escolaridade dos alunos, tipo da instituição, as atividades escolares, o espaço de aprendizagem, as ferramentas e equipamentos digitais utilizados para a realização das aulas e uma avaliação pessoal sobre a qualidade das aulas durante o ensino remoto. Para a segunda etapa, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com diretores e coordenadores das escolas participantes para identificar as abordagens pedagógicas trabalhadas, o uso de plataformas e equipamentos digitais, as estratégias e materiais elaborados para as aulas remotas e a visão sobre o uso dessas tecnologias e plataformas digitais no processo de ensino e aprendizagem. Como resultados, verificou-se que, desde os alunos da educação infantil até os alunos do ensino médio, as mudanças e adaptações foram presentes na vida de todos. Isso inclui o uso das TDICs, as mudanças espaciais que dizem respeito a fazer dos ambientes da sua casa uma sala de aula temporária, o apoio e participação dos pais ou responsáveis durante as atividades escolares, a aprendizagem com as aulas online ou acompanhamento via aplicativo, as dificuldades de concentração, e a falta de interação com o colega de turma. A preocupação e os esforços por parte da direção e coordenação das escolas se fez presente no que diz respeito ao incentivo, apoio e à adequação do uso das TDICs que se tornaram mais vigentes no dia a dia do aluno e do professor.

Palavras-chave: TDICs, Ensino Remoto, Ensino e Aprendizagem, Sala de aula, Arquitetura Escolar.


Texto completo:

PDF

Referências


ARRUDA, Eucidio Pimenta. A formação do professor no contexto das tecnologias do entretenimento. ETD-Educação Temática Digital, v. 15, n. 2, p. 264-280, 2013.

CASTRO, Eder Alonso et al. ENSINO HÍBRIDO: DESAFIO DA CONTEMPORANEIDADE?. Projeção e docência, v. 6, n. 2, p. 47-58, 2015.

CAVALCANTE, Sylvia; ELALI, Gleice A. Temas básicos em psicologia ambiental. Editora Vozes Limitada, 2017.

DE OLIVEIRA, J.L. Ensinar e aprender com as tecnologias digitais em rede: possibilidades, desafios e tensões. Revista Docência e Cibercultura, v. 2, n. 2, p. 161-184, 2018.

FUNDAÇÃO MARIA CECÍLIA SOUTO VIDIGAL. Empreendedorismo e negócios de impacto social para a Primeira Infância. 2013.

NATALINO, Maria Luiza Rodrigues; TIBÚRCIO, Túlio Márcio de Salles. O uso de tecnologias digitais para qualificar o ambiente de aprendizagem de uma unidade Proinfância. 2018.

RODRIGUES, Raimundo Ferreira; CASTRO, Darlene Teixeira. Os desafios da educação frente as novas tecnologias. Revista Observatório, v. 6, n. 1, p. a6en-a6en, 2020.

TIBÚRCIO, T.M.S. O novo espaço da sala de aula: novos paradigmas para o processo de ensino aprendizagem. In: SeNAU – Seminário Nacional De Pesquisa e Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, 2016, São Paulo. Anais do 4 SENAU. São Paulo: ANPARQ, 2015.

TIBÚRCIO, T.M.S. The impact of high-tech learning environments on pupils’ interactions. PhD.Thesis. The University of Reading, Reading. UK.2007.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.