METODOLOGIAS DE ROTAÇÃO POR ESTAÇÃO E SALA DE AULA INVERTIDA NAS APRENDIZAGENS DA MATEMÁTICA

Rosely Maria Aparecida Machado, Rosane Maria Muñoz, Nilcéa Elias Rodrigues Moreira, Cleyton Santana de Sousa, Márcia Gonçalves de Oliveira

Resumo


Este relato de experiência descreve o trabalho desenvolvido com os estudantes da 1ª série do Ensino Médio, com vistas a reduzir as dificuldades de compreensão conceitual dos conteúdos nas aulas de Matemática a partir de dados observados na avaliação diagnóstica. O planejamento docente pautou-se na proposta das metodologias ativas de aprendizagem por meio do Ensino Híbrido a fim de manter o estudante mais integrado às atividades, ação metodológica que potencializou na turma maior envolvimento às aulas e, sobretudo, compreensão dos conteúdos, alcançando resultados mais satisfatórios. Tal proposta vai ao encontro de reconhecer o homem enquanto ser social, potencializando as relações destes estudantes com os processos educativos a fim de contribuir no desenvolvimento de suas vivências, quanto no desenvolvimento individual de cada um deles. Paralelamente abordou-se aspectos relacionados às ideias de Vygotsky (2007 e 2014) acerca dos processos de ensino aprendizagem com enfoque nas capacidades que o sujeito apresenta, bem como algumas reflexões sobre as metodologias ativas que tem mostrado potencial para impulsionar os estudantes ao desenvolvimento das aprendizagens, da autonomia e do protagonismo.


Texto completo:

PDF

Referências


CHRISTENSEN, C.; HORN, M. & STAKER, H. Ensino Híbrido: uma Inovação Disruptiva? Uma introdução à teoria dos híbridos. Maio de 2013. Disponível em: Acesso em: 20 maio 2018

GAETA, C.; MASETTO, M. T. O professor iniciante no ensino superior: aprender, atuar, inovar. São Paulo: SENAC São Paulo, 2013.

MORAN, J. M. A educação que desejamos: novos desafios e como chegar lá. 5. ed. Campinas: Papirus, 2014.

MORAN, J. M. Mudando A educação com metodologias ativas[Coleção Mídias Contemporâneas. Convergências Midiáticas, Educação e Cidadania: aproximações jovens. Vol. II] Carlos Alberto de Souza e Ofélia Elisa Torres Morales (orgs.). PG: Foca Foto-PROEX/UEPG, 2015.

SCHMITZ, Elieser Xisto da Silva. Sala de aula invertida: uma abordagem para combinar metodologias ativas e engajar alunos no processo de ensino-aprendizagem. 2016.Tese de Doutorado. Dissertação (Mestrado em Tecnologias Educacionais em Rede) – Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria.

VYGOTSKY, L. S.; LURIA, A. R.; LEONTIEV, A. N. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. 12ª edição. São Paulo: Ícone, 2014.

VYGOTSKY, L.S. A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2000.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.