A PAISAGEM URBANA: OS BAIRROS ENQUANTO LUGARES DE MEMÓRIA E EXCLUSÃO

Rafael de Souza Dias, Adriana Ferreira da Silva, Adriana Ferreira da Silva

Resumo


O bairro expressa através de sua paisagem uma conexão entre passado e presente através de construções novas e antigas que demonstram a interação entre a sociedade e o espaço. Ao longo do tempo, produz um conjunto de memórias que auxiliam na compreensão da dinâmica do espaço do tempo presente. Neste trabalho buscou-se analisar o bairro enquanto lugar de identidade e exclusão social, a partir de bases bibliográficas sobre a formação e a configuração das cidades, focando nos bairros do município do Rio de Janeiro (RJ). É possível perceber que a memória envolve aspectos sociais, culturais, políticos e econômicos, que se expressam na forma como os bairros se constroem a partir da identidade criada com os residentes, mas também na maneira excludente com que as cidades são organizadas através das estratégias de urbanização.


Texto completo:

PDF

Referências


ABREU, Maurício de Almeida. Sobre a memória das cidades. Revista da Faculdade de Letras - Geografia I série, Vol. XIV, Porto, 1998, pp. 77-97. Disponível em: Acesso em: 30/06/2016.

ALMEIDA, Rita de Cássia. A memória dos idosos como instrumento de avaliação dos impactos da urbanização sobre os recursos hídricos. In: FELICIDADE, Norma; MARTINS, Rodrigo Constante; LEME, Alessandro André. Uso e gestão dos recursos hídricos no Brasil. São Paulo: Editora RIMA, 2001.

BERDOULAY, Vincent. Espaço e Cultura. In: CASTRO, Iná Elias de; GOMES, Paulo César da Costa; CORRÊA, Roberto Lobato. (Orgs.). Olhares Geográficos: Modos de ver e viver o espaço. 2ª Ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2016.

BERGSON, Henri. Matéria e Memória: Ensaio sobre a relação do corpo com o espírito. Tradução. PAULO NEVES. Martins Fontes. São Paulo 1999.

BERNARDES, Lysia M. C. A expansão do espaço urbano no Rio de Janeiro. In: BERNARDES, Lysia M. C; SOARES, Maria Therezinha de Segadas. (Orgs). Rio de Janeiro: Cidade e Região. Rio de janeiro: Secretaria municipal de cultura: Departamento Geral de informação e informação cultural, 1990. P.81-104.

BOSI, Ecléa. Memória e sociedade: lembranças de velhos. 3. Ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1994.

BOSI, Ecléa. O tempo vivo da memória: ensaios de psicologia social. São Paulo: Ateliê Editorial, 2003.

CLAVAL, Paul. A Geografia Cultural. 3. Ed. Florianópolis: UFSC, 2007.

DARDEL, Eric. O homem e a terra: natureza da realidade geográfica. Tradução de Werther Holzer. São Paulo: Perspectiva, 2011.

DELGADO, Lucilia de Almeida. N. História Oral e Narrativa: tempo, memória e identidade: Revista História Oral, V.6, p.10, Jun. 2003.

GUEDES JUNIOR, Antonio Fernando Cordeiro. Entre o tempo e o espaço: cidade e memória social. Anais do XXVI Simpósio Nacional de História. São Paulo, julho, 2011. Disponível em: http://www.snh2011.anpuh.org/resources/anais/14/1300876852_ARQUIVO_Entreotempoeoespacocidadeememoriasocial.pdf

HALBWACHS, Maurice. A Memória Coletiva. Tradução de Beatriz Sidou. São Paulo: Centauro, 2006 [1968].

HOLZER, Werther. Ser- na- cidade: por uma arquitetura e urbanismo como lugar. Pensando – Revista de Filosofia, vol. 8, nº16, 2017.

NORA, Pierre. Entre memória e história: a problemática dos lugares. Trad. Yara Khoury. Projeto História, São Paulo: PUC-SP, n. 10, p. 7-28, dez. 1993.

PAES, Maria Tereza Duarte. As cidades coloniais brasileiras: ideologias espaciais, valores histórico, urbanístico e cultural. Revista Geographia. V.17, n.33, 2015.

PIRES, Hindenburgo Francisco. Reflexões sobre a contribuição da Geografia Histórica e da Geohistória na renovação dos pensamentos geográfico e histórico no século XX. In: I Colóquio Brasileiro de História do Pensamento Geográfico, 2008. Uberlândia: UFU, V. 1, p. 01-20. 2008.

Disponível em: http://www.cibergeo.org/artigos/ICBHG_2008_hindenburgo.pdf Acesso em: 07/02/2019.

RELPH, Edward. As Bases Fenomenológicas da Geografia. Revista Geografia. V.4, n.7, p.1-25, Abr.1979.

RIBEIRO, Rafael Winter. Paisagem Cultural e Patrimônio. Rio de Janeiro: IPHAN/COPEDOC, 2007.

RICOEUR, Paul. A memória, a História, o esquecimento. Tradução de Alain François ET al. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2007.

SERPA. Ângelo. Patrimônios e periferias frente ao turismo. Revista Geosaberes. V.1, n.1, Maio. 2010.

SOARES, Maria Therezinha de Segadas. O conceito geográfico de bairro e sua exemplificação na cidade do Rio de Janeiro. In: BERNARDES, Lysia M. C; SOARES, Maria Therezinha de Segadas. (Orgs). Rio de Janeiro: Cidade e Região. Rio de janeiro: Secretaria Municipal de Cultura, 1990.

TEIXEIRA, Marlene P. V.; MACHADO, Rosa Maria. Conceito de Bairro – Unidade Popular ou Técnica. Revista Anuário IGEO. V.10, Rio de Janeiro, 1986. Disponível em: http://www.ppegeo.igc.usp.br/index.php/anigeo/article/view/2143/1903 Acesso em: 20/09/2019.

TUAN, Yi-Fu. Topofilia: Um estudo da percepção, atitudes e valores do meio ambiente. Difel: São Paulo, 1980.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.