AUTOPUBLICAÇÃO E A AMPLIFICAÇÃO DE VOZES SILENCIADAS NA LITERATURA BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA
Resumo
Este trabalho tem como objetivo investigar a autopublicação e como ela permite que autores cuja voz fora historicamente silenciada pelo mercado mainstream encontraram em plataformas como o Wattpad e a Amazon uma maneira de se fazerem lidos. Discutindo como a internet contribui para a democratização da possibilidade de ser lido, utilizaremos a pesquisa de Regina Dalcastagnè (2012) para comentarmos o cenário atual do mercado literário brasileiro bem como as considerações de Conceição Evaristo (2009) para discutirmos a importância de pessoas marginalizadas e historicamente silenciadas de contarem suas próprias histórias e serem agentes, atores e detentores de sua própria produção artística e publicação literária.
Texto completo:
PDFReferências
DALCASTAGNÈ, Regina. Literatura Brasileira Contemporânea: um território contestado. Rio de Janeiro: Horizonte, 2012.
DOUGTHY, Howard A. Review of Coming Into Being: Sabina Spielrein, Jung, Freud and Psychoanalysis. College Quarterly, v. 18, n. 3, 2015.
EVARISTO, Conceição. Literatura negra: uma poética de nossa afro-brasilidade. Scripta, v. 13, n. 25, p. 17-31, 2009
HITZ, Ariel F. A gravidade de Júpiter. Livro digital, 2019.
LEJEUNE, P. O pacto autobiográfico: De Rousseau à Internet. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2008. Org. Jovita Maria Gerheim Noronha. Trad. de Maria Inês Coimbra Guedes e Jovita Maria Gerheim Noronha.
PAIVA, Camila. A essência do amor. Livro digital, 2021.
PILAR, Olívia. Entre estantes. Livro digital, 2017.
Apontamentos
- Não há apontamentos.