O ENSINO AUDIOVISUAL SOB AS LENTES DA ANÁLISE DO DISCURSO

Anna Rosaura de Medeiros Trancoso, Evelyn Goyannes Dill Orrico, Eliezer Pires da Silva

Resumo


Discute a contribuição do ensino da linguagem audiovisual na construção da memória social. Pressupõe-se que o aprendizado dos códigos da linguagem fílmica promove uma leitura mais aprofundada e, para tanto, mais crítica sobre a realidade de grupos sociais. Nossa perspectiva teórico-metodológica é a Análise do Discurso da linha francesa. Com base no filme “O contador de causos” realizado por jovens de São Miguel do Gostoso, município do Rio Grande do Norte, em 2013, problematiza-se a construção da memória social inscrita na abordagem de ensino do Cineduc – cinema e educação, organização pioneira no Brasil na sensibilização do olhar de jovens e crianças para a linguagem audiovisual. Pesquisa realizada no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Memória Social da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Os resultados apontam para a apropriação pelos jovens dos elementos da linguagem audiovisual com efeito de domínio sobre a discursividade fílmica no reforço da identidade local por meio de memórias compartilhadas pela população da cidade.


Texto completo:

PDF

Referências


ASSMANN, Aleida. Espaços da recordação: formas e transformações da memória cultural. São Paulo: Editora UNICAMP, 2021.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME,2017. Disponível em: . Acesso em: 10 out. 2020.

CINEDUC. Disponível em: . Acesso em: 02 jan. 2022.

COURTINE, Jean-Jacques. Discursos sólidos, discursos líquidos: a mutação das discursividades contemporâneas. In:___. Análise do Discurso: heranças, métodos e objetos. São Paulo: Editora Claraluz, 2008.

LAGAZZI, Suzy. O recorte significante da memória. In: INDURSKY, F.; FERREIRA, M. C.; MITTMANN, S. (orgs). O discurso na contemporaneidade. Materialidades e Fronteiras. Campinas, SP: Claraluz, 2009.

____________. Trajetos do sujeito na composição fílmica. In: Análise de Discurso em Rede: Cultura e Mídia - volume 3. Flores, G.; Gallo, S.Lagazzi; S. Necke; N. Pfeiffer; C. Zoppi-Fontana, M. (Orgs.) Campinas, SP: Pontes, 2017.

NÓS DO AUDIOVISUAL. O contador de causos. Disponível em < https://youtu.be/Huwrlk0g0Dg>. Acesso em: 05 jul. 2022.

ORLANDI, Eni. Análise De Discurso – Princípios e Procedimentos. Campinas, SP. Pontes Editores, 2020.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.