INFERÊNCIA PRAGMÁTICA DO PORTUGUÊS ESCRITO POR SURDOS UNIVERSITÁRIOS

Adriane Araújo Araújo de Melo, FRANCISCA MARIA CARVALHO

Resumo


Investigamos o processamento da inferência na produção da escrita em língua portuguesa como segunda língua, considerando a sintaxe-semântica. Especificamente, verificamos o processamento inferencial pragmático da língua portuguesa escrita por surdos universitários. Para isso, adotamos autores Quadros (1997) devido seus estudos sobre o ensino de língua portuguesa como segunda língua para os surdos. Adicionalmente, Silva (2018) apresenta os conceitos de inferências pragmáticas por meio de Monfort e Monfort (2013). Participaram 5 (cinco) surdos universitários, com idade entre 21 a 30 anos. O material de pesquisa foi retirado do Projeto de Extensão Curso de Português para Surdo, particularmente, o “Exercício 02-Português para Surdos”, composto de 10 (dez) questões, sendo 06 (seis) subjetivas de compreensão e 04 (quatro) objetivas de produção textual. Os participantes responderam as referidas questões por meio do formulário Google Forms, no período da pandemia. Para este trabalho analisamos apenas as inferências pragmáticas nas quatro questões de produção textual: 4,7, 9 e 10.  Detectamos que os surdos universitários responderam as 4 questões recorrendo às estratégias de inferência pragmática, pois depreenderam informações implícitas e criticidade ao final do processamento de produção de textos de língua portuguesa. Tais evidências demonstram que os surdos, mesmo imersos na comunidade ouvinte, conseguem explorar seus conhecimentos psicolinguísticos e socioculturais.

 

Palavras-chave: inferência pragmática; português como segunda língua; surdos universitários

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Referências


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

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