TIKTOK E A PEDAGOGIA DO UM MINUTO: DA DANCINHA À DICAS DE GRAMÁTICA DA LÍNGUA PORTUGUESA

Robério Pereira Barreto

Resumo


Na pandemia de covid-19, a escola migrou para as plataformas digitais de ensino e as práticas pedagógicas foram mediadas pelas telas — smartphones, tablets e notebooks — e, em paralelo, mas não menos importantes, as redes sociais, lócus, de integração conteúdo escolar e conteúdo dinâmico da rede ganhando destaques como importantes no processo de ensino e aprendizagem. Com relevo para os perfis do TikTok criados para, em um minuto, “ensinar” gramática das línguas materna e estrangeira. O objetivo deste trabalho é refletir sobre práticas de Tiktokers com a gramática da língua, a qual “ensina” português em vídeos de um minuto acompanhados de dancinhas sob trilha sonora da trend da rede, com base nessas questões elaboro a ideia da Pedagogia do, um minuto. Para isso, criei um perfil no TikTok através do qual acompanhei os perfis de Tiktokers que usando dessa pedagogia mostra dicas de uso da gramática da língua portuguesa. Entretanto, desafios foram impostos aos professores que, de certa maneira, tiveram suas aulas comparadas às dos Tiktokers. Um desses desafios foi perceber que, aulas, no formato remoto, precisavam de inovação e uso dos protocolos multimodais das redes, isto é, atividades de ensino de linguagem pediam discursos e escritas digitais; todos submersos na ecologia do digital deveriam se apropriar desses protocolos. Restou aos professores entrar na “onda” dos influenciadores — ensino de língua com dancinha com trilha sonora da trend do momento, etc.

 

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Referências


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