AFETIVIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM ESTUDO TEÓRICO

Rogério Drago, Laysa Gomes Soares dos Santos, Luiza Butke de Andrade

Resumo


Este estudo tem como objetivo compreender a afetividade na educação infantil, destacando teorias, conceitos e a sua contribuição no ambiente escolar para o fortalecimento das aprendizagens das crianças na educação infantil. Os estudos apontam que a afetividade é um fator importante nas relações interpessoais de todos os sujeitos, sendo também essencial na relação aluno-aluno e aluno-professor, pois é através desse afeto que o aluno se sente seguro, contribuindo assim, para o desenvolvimento cognitivo. Para sustentar o debate, buscou-se o referencial teórico de Piaget e Wallon, que auxiliaram com os seus estudos sobre a afetividade a compreender as relações de afeto na sala de aula tanto do aluno no individual quanto nas relações coletivas. Este trabalho fundamentou-se através de pesquisas já realizadas sobre este assunto auxiliando na compreensão do tema e de sua importância nos ambientes escolares. 


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.