POLÍTICAS PÚBLICAS E INSTITUCIONAIS E O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS POR UNIVERSITÁRIOS CEGOS

Luciana Silva Torres Matsushita, Margareth de Oliveira Olegário, Diógenes Pinheiro

Resumo


Este trabalho tem como objetivo geral a avaliação da importância do uso de tecnologias digitais por universitários cegos e das políticas públicas e institucionais fomentadas para este fim. A metodologia do trabalho foi fundamentada numa abordagem qualitativa, a partir de pesquisa bibliográfica e documental, iniciada em 2022, sobre a acessibilidade de tecnologias digitais, políticas públicas e institucionais e inclusão da pessoa com deficiência visual no ensino superior. Como resultados tem-se que as tecnologias digitais são fundamentais para a inserção da pessoa com deficiência (PCD) no ensino superior, bem como a capacitação para o seu uso e a qualificação da equipe que participa direta ou indiretamente de seu processo de ensino-aprendizagem. O Estado é apontado como responsável por favorecer o suporte que as Instituições de Ensino oferecem. Características biopsicossociais da deficiência influenciam nas competências adquiridas no processo educacional anterior ao ensino superior, sinalizando o grau de autonomia geral e informacional do estudante, bem como as diversas situações de desigualdades sociais que podem vivenciar. Como considerações finais tem-se as políticas públicas e institucionais devem garantir a disponibilização de tecnologias digitais para os universitários cegos. No entanto, o uso por si só não garante a inclusão, à medida que esta depende de um conjunto complexo de medidas das quais participam toda a sociedade.


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Referências


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