TIRANDO O VÉU DA INVISIBILIZAÇÃO E SUBORDINAÇÃO DAS MULHERES: EDUCAÇÃO COMO DIREITO

Israel Rocha Dias, Edeson dos Anjos Silva, Claudete Beise Ulrich

Resumo


O presente artigo objetiva tirar o véu da invisibilidade e subordinação das mulheres na sociedade. Um processo educativo libertador é fundamental para que aconteçam transformações na vida das mulheres e dos homens. A problemática que envolve este trabalho aponta para a construção histórica a qual as mulheres foram submetidas, gerando silenciamento, invisibilidade e subordinação. A formação judaico-cristã tem fortalecido as relações de poder e de hierarquia. A metodologia é a descritiva. Desta forma, analisamos os dados de acordo com o principal sujeito da pesquisa: as mulheres, portanto, um recorte histórico fez-se necessário para compreender a trajetória estigmatizada das mulheres ao longo de sua luta por visibilidade, respeito e participação ativa na sociedade. Neste sentido, apontamos para a educação com um passo importante para a autonomia, emancipação e a visibilidade das mulheres. Concluímos que as mulheres já em muitos cursos acadêmicos a maioria. No entanto, a desigualdade de gênero ainda continua, devido a cultura patriarcal, capitalista e sexista. Necessário se faz uma revolução cultural, mas também uma transformação no modelo de produção e reprodução da sociedade.


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