O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA PERCEPÇÃO DE PROFESSORAS DA CLASSE HOSPITALAR

Jolimar Cosmo, Jaqueline Bragio, Hiran Pinel

Resumo


O objetivo do presente artigo foi descrever os processos de ensino-aprendizagens mediados por duas professoras que trabalham com alunos hospitalizados em uma classe hospitalar. A busca foi pela compreensão das experiencias das professoras, desvelando os significados que dão sentido à sua existência. Trata-se de uma pesquisa de fundamentação fenomenológica. O cenário da pesquisa foi a Classe Hospitalar de um Hospital Público Estadual Infantil. Participaram da pesquisa duas professoras que atuam na classe hospitalar. A produção dos dados foi realizada entre os meses de setembro a novembro de 2018. A coleta dos dados aconteceu no local e horário de trabalho das professoras, a partir de duas questões disparadoras: “como é trabalhar em uma classe hospitalar?” e “Conte-nos sobre os processos de ensino-aprendizagem dentro da classe hospitalar”. Não houve limite de tempo pré-estabelecido e as participantes narraram sobre o seu vivido livremente. O desvelar dos fenômenos e tratamento dos dados resultou em três Guias de Sentidos: 1) (Re)inventando um cotidiano; 2) A Educação Especial e os processos inclusivos no Hospital e 3) A formação das professoras: desafios e possibilidades. O estudo mostrou a importância de conhecermos as histórias de vidas das docentes, enquanto pertencentes deste espaço escolar dentro de um hospital, pois a compreensão das ações, estratégias e experiências vividas nesse ofício, colaboram na continuidade e melhoria dos processos de ensino-aprendizagem aos alunos-pacientes hospitalizados. 


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