O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA PERCEPÇÃO DE PROFESSORAS DA CLASSE HOSPITALAR
Resumo
O objetivo do presente artigo foi descrever os processos de ensino-aprendizagens mediados por duas professoras que trabalham com alunos hospitalizados em uma classe hospitalar. A busca foi pela compreensão das experiencias das professoras, desvelando os significados que dão sentido à sua existência. Trata-se de uma pesquisa de fundamentação fenomenológica. O cenário da pesquisa foi a Classe Hospitalar de um Hospital Público Estadual Infantil. Participaram da pesquisa duas professoras que atuam na classe hospitalar. A produção dos dados foi realizada entre os meses de setembro a novembro de 2018. A coleta dos dados aconteceu no local e horário de trabalho das professoras, a partir de duas questões disparadoras: “como é trabalhar em uma classe hospitalar?” e “Conte-nos sobre os processos de ensino-aprendizagem dentro da classe hospitalar”. Não houve limite de tempo pré-estabelecido e as participantes narraram sobre o seu vivido livremente. O desvelar dos fenômenos e tratamento dos dados resultou em três Guias de Sentidos: 1) (Re)inventando um cotidiano; 2) A Educação Especial e os processos inclusivos no Hospital e 3) A formação das professoras: desafios e possibilidades. O estudo mostrou a importância de conhecermos as histórias de vidas das docentes, enquanto pertencentes deste espaço escolar dentro de um hospital, pois a compreensão das ações, estratégias e experiências vividas nesse ofício, colaboram na continuidade e melhoria dos processos de ensino-aprendizagem aos alunos-pacientes hospitalizados.
Texto completo:
PDFReferências
BICUDO, M. A. V. A pesquisa qualitativa olhada para além dos seus procedimentos. In: BICUDO, M. A. V. (Org.). Pesquisa qualitativa segundo a visão fenomenológica. São Paulo: Editora Cortez, 2011. p. 11-28.
BOFF, L. Saber cuidar: ética do humano - compaixão pela terra. 5 Ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 1999.
BRANCO, P. C. C.; CIRINO, S. D. Fenomenologia nas Obras de Rogers: apontamentos para o cenário brasileiro. Revista de Psicologia, v.8, n.2, p.44-52, 2017.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Classe Hospitalar e Atendimento Pedagógico Domiciliar: estratégias e orientações. Brasília: MEC/SEESP, 2002. 35 p. Disponível em:
http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/livro9.pdf. Acesso em 15 mar. 2019.
BRASIL. Secretaria de Educação Especial. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília: SEESP, 2008. [Documento elaborado pelo Grupo de Trabalho nomeado pela portaria n. 555/2007, prorrogada pela portaria n. 948/2007, entregue ao ministro da Educação em 7 de janeiro de 2008].
CALEGARI-FALCO, A. M. Classe Hospitalar: a criança no centro do processo educativo. In: VII Congresso Nacional de Educação – EDUCERE, Paraná, p. 4282-4291, nov. 2007. Disponível em: http://www.pucpr.br/eventos/educere/educere2007/anaisEvento/arquivos/PA-543-12.pdf. Acesso em 5 maio de 2019.
CHIATTONE, H. B. C. Relato de experiência de intervenção psicológica junto a crianças hospitalizadas. In: ANGERAMI-CALMON, V.A. (Org.), Psicologia hospitalar: a atuação do psicólogo no contexto hospitalar. São Paulo: Traço Editora; 1984. p. 15-57.
CECCIM, R. B.; FONSECA, E. S. Classe hospitalar: buscando padrões referenciais de atendimento pedagógico educacional à criança e ao adolescente hospitalizado. Revista Integração, v. 9, n. 21, p. 31-40, 1999.
FONSECA, E.S. Atendimento escolar no ambiente hospitalar. São Paulo: Memnon, 2008.
GIANNELLI, M. I. D.V. Atendimento pedagógico domiciliar: uma escuta para tecer laços. 2004. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2004.
GUIMARÃES, S. S. A hospitalização na infância. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 4 (2), 102-112, 1988.
GOBBI, S. L. et. al. Vocabulário e noções básicas da abordagem centrada na pessoa. São Paulo: Ed. Vetor, 2005.
HOLANDA, A. F. Diálogo e psicoterapia: correlações entre Carl Rogers e Martin Buber. São Paulo: Lemos Editorial, 1998.
MATOS, E.L.M.; MUGIATTI, M.M.T.F. Pedagogia hospitalar: a humanização integrando educação e saúde. Petrópolis: Vozes, 2006. 184 p.
MAZER, S. M; TINÓS, L.M S. A educação especial na formação do pedagogo da classe hospitalar: uma questão a ser discutida. Revista Educação Especial. n 24, p. 377-390, 2011. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial . Acesso em 10 maio 2019.
MELLO, C. O et al. Brincar no hospital: assunto para discutir e praticar. Psicologia: Teoria e Pesquisa, v. 15, n. 1, p. 65-74; 1999.
MÉNDEZ, F. X.; ORTIGOSA, J. M.; PEDROCHE, S. Preparación a la hospitalización infantil (I): afrontamiento del estrés. Psicologia Conductual, v. 4, n. 2, p. 193-209; 1996.
MOREIRA, V. De Carl Rogers a Merleau-Ponty: a pessoa mundana em psicoterapia. São Paulo: Annablume, 2007.
MOREIRA, V. Revisitando as fases da abordagem centrada na pessoa. Estudos de Psicologia, v. 27, n. 4, p. 537-544, 2010. Disponível em http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=3953357992011. Acessado em 02 fev. 2019.
PACCO, A. F. R; GONÇALVES, A. G. Formação de professores de classe hospitalares: realidade brasileira. Revista Aula. Vol 23, p I35-36, 2017. Disponível em: http://dx.doi.org/Io.I420I/aula201723135146. Acesso em 10 janeiro de 2019.
PAULA, E.M.A.T. Educação, diversidade e esperança: a práxis pedagógica no contexto da escola hospitalar. 2004. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2004.
RAMOS, M. A. M. Classe hospitalar: processos e práticas educativas pela humanização. 2016. 142f. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Federal Fluminense, Faculdade de Educação. Rio de Janeiro, 2016.
ROGERS, C.R. Liberdade para aprender. Belo Horizonte: Interlivros, 1978.
ROGERS, C.R. Tornar-se pessoa. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
SANTOS, D. F. Q. Formação do professor para a pedagogia hospitalar na perspectiva da educação inclusiva na rede municipal de Goiânia. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifica Católica de Goiás, Goiânia, 2011.
SIEGEL, L. J. Hospitalization and medical care of children. In: C. E. WALKER, C. E; M. C. ROBERTS, M.C (Orgs.). Handbook of clinical child psychology. New York: Wiley Series on Personality Processes; 1983.
VASCONCELOS, S. M. F. Histórias de formação de professores para a classe hospitalar. Revista Educação Especial. Santa Maria. V.28, n 51, p. 27-40, 2015. Disponível em: www.ufsm.br/revistaeducacaoespecial. Acesso em 10 fev 2019.
ZANNON, C. M. L. da C. Desenvolvimento psicológico da criança: questões básicas relevantes à intervenção comportamental no ambiente hospitalar. Teoria e Pesquisa, v. 7, n. 2, p. 119-136, 1991.
Apontamentos
- Não há apontamentos.