CIBERMEMÓRIA: REFLEXÕES SOBRE UM PROCESSO DE CRIAÇÃO

Rafaelle Ribeiro Rabello

Resumo


O texto é um recorte de uma pesquisa de doutorado desenvolvida no programa de pós-graduação em artes, na linha de poéticas o qual apresenta reflexões em torno da relação entre o sujeito e os registros fotográficos que se acumulam nos mais diversos espaços digitais, as cibermemórias. A partir deste fenômeno contemporâneo, que chamo de fast-flanêur proponho poeticamente, uma outra forma de ver e pensar a imagem, imergindo em suas entranhas para perceber configurações que escapam perante a fugacidade do olhar.  


Texto completo:

PDF

Referências


ALOA, EMMANUEL. (org.) Pensar a imagem. Trad. Carla Rodrigues, Fernando Fragoso, Alice Serra e Mariana Poyares. Belo Horizonte: Autêntica, 2017.

BELTING, Hans. Image, Medium, Body: A New Approach to Iconology. In: Critical Inquiry 31 (Winter 2005). University of Chicago. Disponível em: Acesso em: 28 fev. 2023.

CALVINO, Ítalo. A Aventura de um Fotógrafo. In: Os Amores Difíceis. São Paulo: Companhia das Letras, 1992. p. 51-64.

CARDOSO JUNIOR, Hélio Rebello. A origem do conceito de multiplicidade segundo Gilles Del¬¬¬euze. Disponível em < http://www.scielo.br/pdf/trans/v19/v19a10.pdf> Acesso em: 28 fev. 2023.

DIDI-HUBERMAN, Georges. Diante do tempo: História da Arte e anacronismo das imagens. Belo Horizonte: UFMG, 2015.

MIGNONNEAU, L; SOMMERER, C. Interactive Art Research. New York:

Springer, 2009.

OLIVEIRA, José Claudio Alves de. Cibermemória: lugares, objetos, museus e história na era da mobilidade. Disponível em < https://docplayer.com.br/10067514-Cibermemoria-lugares-objetos-museus-e-historia-na-era-da-mobilidade-1.html> Acesso em: 28 fev. 2023.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.