ALUNOS COM SÍNDROMES RARAS MATRICULADOS NA ESCOLA COMUM DO MUNICÍPIO DE VIANA-ES: MAPEANDO SUJEITOS

Israel Rocha Dias, Rogério Drago

Resumo


Este artigo intitulado “Alunos com síndromes raras matriculados na escola comum do município de Viana-ES: mapeando sujeitos”, tem como objetivo geral mapear as síndromes raras de alunos matriculados na escola comum do município de Viana-ES. Para tanto, detalhamos algumas síndromes raras de estudantes que estão matriculados na escola comum do município de Viana-ES; uma breve discussão acerca da inclusão escolar desses sujeitos, assim como, a caracterização do município onde esses alunos estão matriculados, em processo de escolarização e inclusão. Para isso, utilizamos uma pesquisa documental e de levamento para a coleta de dados, quando encontramos, após a análise dos dados obtidos, que existem, em média, 543 alunos com deficiência matriculados nas escolas de Viana-ES e que, com síndromes raras, até a finalização desta pesquisa, 12 (doze) escolares com síndromes raras em processo de aprendizado, desenvolvimento e inclusão. Em suma, concluímos que, precisamos continuar pesquisando, estudando e nos atualizando para que possamos aprimorar nossa prática pedagógica e garantir uma educação de qualidade para esses sujeitos com características tão peculiares e, um muitos casos, desconhecidas por profissionais que estão na escola de educação básica.


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