CONHECENDO A SÍNDROME DE JOUBERT: UMA INVESTIGAÇÃO LITERÁRIA

Yasmin Rocha dos Santos, Israel Rocha Dias, Rogério Drago, Wesley de Souza Nascimento

Resumo


Este artigo intitulado “Conhecendo a Síndrome de Joubert: uma investigação literária”, tem como objetivo geral investigar, por meio da bibliografia, as principais características, peculiaridades e particularidades do sujeito com Síndrome de Joubert. Como desdobramento do objetivo geral, especificamente, buscamos: a) analisar a produção científica sobre o tema em uma perspectiva inclusiva e b) investigar trabalhos voltados à prática pedagógica de sujeitos com a síndrome de Joubert matriculados na escola comum em processo de escolarização e inclusão. Para alcançarmos os objetivos propostos para este estudo, utilizamos a pesquisa bibliográfica e, por entender que todos os sujeitos são capazes de aprender e se desenvolver independente de suas características físicas, mentais ou sensoriais, optamos por assumir a perspectiva histórico-cultural de Vigotski e ainda, compreendendo que a Síndrome de Joubert é uma síndrome rara, e que existem poucos trabalhos voltados ao processo de aprendizagem e desenvolvimento do estudante com a referida síndrome, assim, concluímos que, ainda, nos dias atuais, a síndrome de Joubert é pouco abordada no campo educacional, visto que a maioria dos trabalhos encontrados está no âmbito clínico, fato visto nos resultados da investigação literária realizada para este artigo.


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