RELATOS DE UMA POETNOGRAFIA SOBRE O FESTEJO DO DIVINO ESPÍRITO SANTO, EM SÃO LUÍS-MA

Elywander Oliveira Gatinho, José Carlos Lima Costa

Resumo


Este artigo disserta sobre uma pesquisa acadêmica realizada no curso de Licenciatura em Teatro, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). A finalidade da investigação foi analisar a “Festa do Divino Espírito Santo”, que aconteceu no Terreiro de Mina Ylê Ashé Olúwayê Yzôo, localizado no bairro do Anjo da Guarda, São Luís - MA. A pesquisa é de cunho qualitativo, com abordagem metodológica da poetnografia. Como categoria de análise foram evocados os conceitos de performatividade (SCHECHNER, 2013), e teatralidade (FÉRAL, 2015), no intuito de compreender os aspectos sociais, estéticos, políticos e históricos que envolvem a constituição da festa na cidade de São Luís, Maranhão.

Texto completo:

PDF

Referências


AMARAL, Rita de Cassia de Mello et al. Festa à Brasileira-Significados do Festejar no País que “Não é Sério”. 1998. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo

FÉRAL, Josette. Além do limite: teoria e prática do teatro. São Paulo: Perspectiva, 2015.

FERRETTI, Mundicarmo. Tambor de Mina e Umbanda: o culto aos caboclos no Maranhão. Jornal do CEUCAB¬RS: O Triângulo Sagrado, ano III, n. 39, 1996.

FERRETTI, Sergio F. FESTA DO DIVINO NO MARANHÃO. "Festa do Divino no Maranhão." In Divino Toque do Maranhão. (Série Encontros e Estudos, 9) Rio de Janeiro: IPHAN/ CNFCP, 2005.

LEAL, João. O culto do divino: migrações e transformações. Lisboa: Edições 70, 2017.

LIMA, Marlini Dorneles de. Entre raízes, corpos e fé: trajetórias de um processo de criação em busca de uma poética da alteridade. 2016. Tese (Doutorado em Artes) – Programa de Pós-Graduação em Arte da Universidade de Brasília, Brasília, 2016.

LIGIÉRO, Zeca. Outro Teatro: Arte e educação entre a tradição e as experiências performáticas. Revista Poiésis, v. 13, n. 19, p. 15-28, 2012.

MARIANO, N. F. A Festa do Divino Espírito Santo: uma tradição em movimento. PatryTer – Revista Latinoamericana e Caribenha de Geografia e Humanidades, 3 (5), 2020, pp. 58-71. DOI: https://doi.org/10.26512/patryter.v3i5.26908

MIRANDA, Maria Fernanda C.; SILVA, Renata de Lima. Linhas para tecer poetnografias dançadas. Textos escolhidos de cultura e arte populares, Rio de Janeiro, v.12, n.1, p. 73-86, mai. 2015.

MONTELES, Nayara Joyse Silva. Ecossonâncias: o protagonismo da mulher no tambor de crioula. 2020.

SCHECHNER, Richard. Performance Studies: An introduction. Third edition. New York: Routledge, 2013.

TAYLOR, Diana. Performance. Durham and London: Duke University Press, 2016.

THOMSEN, Débora B. G; PRADOS, Rosália Maria Netto; BONINI, Luci Mendes de Melo. Cultura e regionalidade: semelhanças e diferenças nas festas do Divino Espírito Santo no território brasileiro.

VELHO, Gilberto. Observando o familiar. In: Individualismo e Cultura: notas para uma antropologia da sociedade contemporânea. 8ª Edição. Rio de Janeiro: Zahar, 2008.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.