RELEVÂNCIA DA METODOLOGIA HISTÓRIA DE VIDA PARA AS PESQUISAS DA ÁREA DA EDUCAÇÃO ESPECIAL EM UMA PERSPECTIVA INCLUSIVA

Michell Pedruzzi Mendes Araújo

Resumo


Este artigo tem o objetivo de compreender a relevância da metodologia história de vida para o desenvolvimento de pesquisas da área da educação especial em uma perspectiva inclusiva, por intermédio da análise da dissertação de mestrado "Para além do biológico, o sujeito com a síndrome de Klinefelter" e da tese de doutorado "Assim como as borboletas: Bianca e a síndrome de Turner" desenvolvida pelo autor desse trabalho. Trata-se, portanto, de uma pesquisa qualitativa do tipo bibliográfica com embasamento teórico em Bakhtin (2002; 2003). Como resultados, destaca-se que a história de vida permite ouvir a voz das pessoas que constituem o público-alvo da educação especial e potencializar a compreensão de indícios, resquícios e sinais que podem desvelar aspectos concernentes à exclusão, processos de vulnerabilidade e estigmatização a que essas pessoas estiveram/estão submetidas e vislumbrar caminhos possíveis para processos de inclusão mais consistentes, ou seja, pautados nas especificidades dos indivíduos.  

 

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