PERCEPÇÃO DE DOCENTES DO CENTRO PEDAGÓGICO PARA ATENDIMENTO ÀS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL/CENTRO BRASILEIRO DE REABILITAÇÃO E APOIO AO DEFICIENTE VISUAL (CAP/CEBRAV) DE GOIÂNIA-GO SOBRE O ENSINO DA ARTE PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL

Michell Pedruzzi Mendes Araújo, Jane Vieira dos Santos, Eliana Passos da Silveira

Resumo


  

Este estudo objetiva compreender a relevância da arte para os processos de ensino e aprendizagem da pessoa com deficiência visual, a partir da perspectiva de docentes do Centro Pedagógico para Atendimento às Pessoas com Deficiência Visual/Centro Brasileiro de Reabilitação e Apoio ao Deficiente Visual de Goiânia. Trata-se de uma pesquisa qualitativa exploratória, com a utilização de questionários aplicados a professores que trabalham com discentes com deficiência visual. Os dados obtidos foram analisados à luz da teoria histórico-cultural proposta por Vigotskie colaboradores. Como resultados, enfatiza-se que o ensino de arte adaptado às pessoas com deficiência visual é de grande importância, pois promove o desenvolvimento de habilidades motoras e espaciais, e contribui para novos/outros processos de aprendizagem significativos.

            

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Referências


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