PERCEPÇÃO DE DOCENTES DO CENTRO PEDAGÓGICO PARA ATENDIMENTO ÀS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL/CENTRO BRASILEIRO DE REABILITAÇÃO E APOIO AO DEFICIENTE VISUAL (CAP/CEBRAV) DE GOIÂNIA-GO SOBRE O ENSINO DA ARTE PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL
Resumo
Este estudo objetiva compreender a relevância da arte para os processos de ensino e aprendizagem da pessoa com deficiência visual, a partir da perspectiva de docentes do Centro Pedagógico para Atendimento às Pessoas com Deficiência Visual/Centro Brasileiro de Reabilitação e Apoio ao Deficiente Visual de Goiânia. Trata-se de uma pesquisa qualitativa exploratória, com a utilização de questionários aplicados a professores que trabalham com discentes com deficiência visual. Os dados obtidos foram analisados à luz da teoria histórico-cultural proposta por Vigotskie colaboradores. Como resultados, enfatiza-se que o ensino de arte adaptado às pessoas com deficiência visual é de grande importância, pois promove o desenvolvimento de habilidades motoras e espaciais, e contribui para novos/outros processos de aprendizagem significativos.
Texto completo:
PDFReferências
BRASIL, Ministério da Educação. Portaria no 555/2007, prorrogada pela Portaria no 948/2007, de 07 de janeiro de 2008. Política Nacional da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília, 2008.
CEBRAV. Quem somos? 2022. Disponível em: http://cebrav.educacao.go.gov.br/ Acesso em: 20 mar. 2022.
DRAGO, R. Síndromes: conhecer, planejar e incluir. Rio de Janeiro: Wak, 2013.
FIGUEIREDO, V. M. C.; TAVARES, M. C. G. C. F.; VENÂNCIO, S. Olhar para o corpo que dança: um sentido para a pessoa portadora de deficiência visual. Movimento, n. 11, p. 65-73, 1999.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.
VIGOTSKI, L. S. A defectologia e o estudo do desenvolvimento e da educação da criança anormal. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 37, p. 863-869, 2011.
VIGOTSKI, L. S. Obras Escogidas III: problemas del desarrollo de la psique. Madrid: Visor, 1995.
VIGOTSKI, L. S. Psicologia da Arte. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
VIGOTSKI, L. S. Psicologia Pedagógica. Porto Alegre: Artmed, 2001.
VIGOTSKI, L. S. Sete aulas de L. S. Vigotski: sobre os fundamentos da pedologia [Organização e tradução de Zoia Prestes, Elizabeth Tunes; tradução Cláudia da Costa Guimarães Santana]. 1. ed. Rio de Janeiro: E-Papers, 2018.
Apontamentos
- Não há apontamentos.