PROCESSOS DE SUBJETIVAÇÃO À LUZ DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL: UM ENSAIO TEÓRICO
Resumo
RESUMO
Este texto, de caráter ensaístico, tem o objetivo de abordar a subjetividade a partir dos pressupostos da teoria histórico-cultural de Vigotski (1993; 1995; 1996; 1999; 2000; 2001; 2018) e colaboradores. Trata-se de um estudo bibliográfico, de abordagem qualitativa. A partir da leitura aprofundada dos trabalhos que constituíram o corpus de análise deste texto, pode-se inferir que estudar a constituição subjetiva em Vigotski requer um olhar sensível sobre o indivíduo, que é único em sua constituição identitária e subjetiva, porém sem desconsiderar a coletividade, ou seja, deve-se compreender um sujeito a partir das relações alteritárias e dialógicas que ele mantém em seu contexto sociocultural.
Palavras-chave: subjetividade; teoria histórico-cultural; relações alteritárias
Texto completo:
PDFReferências
BARROCO, S. M. S. Relações interpessoais na Sociedade contemporânea: interfaces da Exclusão. In: Anais do Seminário de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá. Maringá: UEM, 2002.
DRAGO, R. Conversando com Vigotski: Poesia, Bíblia e Profecia. In: DRAGO, R. ARAÚJO, M. P. M. Educação Especial e Educação Inclusiva: Teoria, Pesquisa e Prática. São Carlos: Pedro&João. 2018.
GONZÁLEZ REY, F. O social na psicologia e a psicologia social. Petrópolis: Vozes, 2004.
GONZÁLEZ REY, F. Pesquisa qualitativa em psicologia – caminhos e desafios. São Paulo: Thomson, 2002.
GONZÁLEZ REY, F. Sujeito e subjetividade. São Paulo: Thomson, 2003.
LEONTIEV, A. O homem e a cultura. Lisboa: Iniciativas Editoriais, 1976.
MARX, K. Teoria e processo histórico da revolução social. In: FERNANDES. F. (Org.) Marx e Engels. São Paulo: Ática, 2003.
MOLON, S. I. Subjetividade e constituição do sujeito em Vygotsky. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.
PINO, A. As marcas do humano: as origens da constituição cultural da criança na perspectiva de Lev S. Vigotski. São Paulo: Cortez, 2005.
RABELLO, E. T.; PASSOS, J. S. Vygotsky e o desenvolvimento humano. 2011. Disponível em http://www.josesilveira.com. Acesso em: 18 ago. 2019.
REGO, T. C. Vygotsky- Uma Perspectiva Histórico Cultural da Educação. Rio de janeiro: Vozes, 2010.
ROSSETTO, E.; BRABO, G. A constituição do sujeito e a subjetividade a partir de Vygotsky: Algumas reflexões. Revista travessias. Paraná. 2009. Disponível em: http://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/article/ view/3238. Acesso em: 03 jun. 2019.
SILVA, F. G. da. Subjetividade, individualidade, personalidade e identidade: concepções a partir da psicologia histórico-cultural. Psic. da Ed., São Paulo, 28, 2009, pp. 169-195.
SOUZA, S. J. e. Dialogismos e alteridade na utilização da imagem técnica em pesquisa acadêmica: questões éticas e metodológicas. In: FREITAS, M. T. F.; SOUZA, S. J. e; KRAMER, S. Ciências Humanas e Pesquisa. 1. ed. São Paulo: Cortez, 2003.
VIGOTSKI, L. S. A tragédia de Hamlet, príncipe da Dinamarca. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
VIGOTSKI, L. S. Manuscrito de 1929: psicologia concreta do homem. Educação e Sociedade, ano XXI, n. 71, jul./2000.
VIGOTSKI, L. S. Obras Escogidas - Tomo II – Problemas de Psicología General. Madrid: Visor Distribuciones, 1993.
VIGOTSKI, L. S. Obras Escogidas. Tomo III. Madrid: Visor/MEC, 1995.
VIGOTSKI, L. S. Psicologia pedagógica. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
VIGOTSKI, L. S. Sobre os Fundamentos da Pedologia. 1 ed. Rio de Janeiro: E-Papers, 2018.
VYGOTSKI, L. S., LURIA, A. R. Estudos sobre a história do comportamento: o macaco, o primitivo e a criança. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.
Apontamentos
- Não há apontamentos.