NUTRIÇÃO E USO DE UM JOGO PARA A INTERAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS EM UMA ESCOLA PÚBLICA RURAL

Letícia Texeira Dias

Resumo


Esta pesquisa se originou das experiências pedagógicas das autoras no ensino de Ciências em sala de aula com estudantes do oitavo ano do ensino fundamental em uma escola pública rural. O objetivo do estudo foi analisar a interação entre estudantes no ensino da temática Alimentação e Nutrição com o uso de um jogo de tabuleiro. Os procedimentos da pesquisa, de caráter qualitativo, envolveram a revisão bibliográfica sobre o uso do jogo no ensino de Ciências, a execução de oficinas e a construção de um jogo pedagógico sobre nutrição para averiguar a interação produzida com o uso desse recurso pedagógico no ensino e aprendizagem. A atividade de construção do jogo precedeu a realização das oficinas pedagógicas. Nestas, foi feita a coleta dos dados por meio da aplicação de pré-questionário. Na última oficina, o jogo foi aplicado via WhatsApp, quando também os participantes responderam ao pós-questionário. Os resultados foram analisados utilizando-se a teoria sociointeracionista na abordagem histórico-cultural. As análises indicaram que a interação proporcionada pela aplicação do jogo favoreceu a ressignificação do conhecimento acerca  da nutrição e dos aspectos de uma alimentação saudável.



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