MAPEANDO OS MÉTODOS APLICADOS EM PESQUISAS SOBRE SURDEZ DA REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL -RBEE (2008-2021) E A QUESTÃO DO METODO FENOMENOLÓGICO
Resumo
O objetivo deste estudo é mapear os métodos aplicados em pesquisas sobre surdez. A amostra é composta por 55 publicações, publicados entre 2008 e 2021na Revista Brasileira de Educação Especial (RBEE). O estudo descritivo foi realizado por meio de uma pesquisa de levantamento com abordagem quantitativa. Os resultados demonstram que o método fenomenológico não é utilizado nas pesquisas relacionadas a surdez nesse período. Este estudo pode possibilitar uma reflexão sobre a ausência do método fenomelógico nas publicações da RBEEE e podem ser úteis em estudos futuros acerca do método fenomenológico nas pesquisas em surdez.
Texto completo:
PDFReferências
BELO, R., & Mercado, L. P. L. . (2022). Mapeamento do método fenomenológico nas pesquisas em educação no Brasil. Filosofia E Educação, 14(1), 136–166. https://doi.org/10.20396/rfe.v14i1.8668099. Acesso em 15/02/2023.
BICUDO, M. A. Pesquisa Qualitativa segundo a visão fenomenológica. São Paulo: Cortez, 2011.
BRASIL. Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002. Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais – Libras e dá outras providências. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2002/l10436.htm. Acesso em 07/02/2023.
BRASIL. Decreto nº 5.626, de 22 de dezembro de 2005. Regulamenta a Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais – Libras, e o art. 18 da Lei nº 10.098, de 19 de dezembro de 2000. Disponível em:https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004-2006/2005/Decreto/D5626.htm. Acesso em 07/02/2023.
COSTA, Joice de Lima . OLIVEIRA, Elialdo Rodrigues. A fenomenologia como método científico para pesquisa em educação: análises de 2016 a 2019 em Roraima – UERR / IFRR. 2021. Disponível em https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/Ekstasis/article/view/58626 . Acesso em 15/02/2023.
FORGHIEIRI, Yolanda Cintrão. Aconselhamento Terapêutico: Origem, Fundamentos e Práticas. São Paulo: Thomson Learning, 2007.
FORGHIEIRI, Yolanda Cintrão. Fenomenologia e Psicologia. São Paulo: Cortez: Autores Associados, 1984.
FORGHIEIRI, Yolanda Cintrão. Psicologia fenomenológica: fundamentos, método e pesquisas. Reimpressão. São Paulo: Cengage, 2017.
FORGHIERI, Iolanda Cintrão . (2022). Mapeamento do método fenomenológico nas pesquisas em educação no Brasil. Filosofia e Educação, 14(1), 136–166. https://doi.org/10.20396/rfe.v14i1.8668099. Acesso em 15/02/2023.
GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002
GIL, Antônio Carlos. O projeto na pesquisa fenomenológica. 2010. Disponível em https://arquivo.sepq.org.br/IV-SIPEQ/Anais/artigos/44.pdf . Acesso em 15/02/2023.
GILLES, Thomas Ranson. História do Existencialismo e da Fenomenologia. Editora Pedagógica e Universitária, E.P.U., São Paulo, 1989
GIORGI, A., & SOUZA, D. (2010). Método Fenomenológico de Investigação em Psicologia. Lisboa: Fim de Século, 2010.
HALL, Calvin S; LINDSEY, Gardner. A psicologia existencial. In: HALL, Calvin S; LINDSEY, Gardner. Teorias da personalidade. Volume 2. 18a ed. São Paulo: E.P.U, s/d.
NETO, João Cabral de Melo. A Educação pela pedra e outros poemas. Objetiva – Rio de Janeiro: 1966.
PINEL, Hiran. Prefácio: O ser de uma professora pomerana, sua pesquisadora e o próprio orientador. In: COSMO, Marciane; PINEL, Hiran. Memórias, experiências e sentidos de ser professora pomerana. Curitiba: Appris, 2018. p. 11-16.
SILVA, Rute Léia Augusta da Silva. Uma descrição fenomenológica dos modos de ser surdo implantado coclear. Dissertação de mestrado. Vitória, ES: UFES/PPGE, 2020. Disponível em: https://sappg.ufes.br/tese_drupal//tese_14987_disserta%E7%E3o-rute-13-janeiro-2021.pdf Acesso em 14 março de 2023.
Apontamentos
- Não há apontamentos.