DESIGN GRÁFICO COMO AGENTE DE REPRESENTAÇÃO E VALORIZAÇÃO SOCIAL DAS MULHERES: DESENVOLVIMENTO DE UM EBOOK QUE REPRESENTE A FEMINILIDADE CRISTÃ E A HEROÍNA SUSANNA WESLEY

Rodrigo Bicalho Mendes, Bruno Carlos Alves Pinheiro, Vanessa Carolina Ribeiro Alves

Resumo


O presente artigo é resultado de um trabalho de conclusão de curso de uma aluna do curso de Bacharelado em Design da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Ao observar a busca pela representação e valorização de indivíduos e suas identidades, desenvolveu-se este artigo, com o intuito de promover a atuação do design junto a criação de simbologias e produtos editoriais baseados na figura feminina cristã. Para a fundamentação da proposta foi pesquisado a história desses indivíduos desde o contexto bíblico bem como o conceito de feminilidade bíblica. O estudo objetivou o entendimento da vida e das características da heroína da igreja cristã protestante Susanna Wesley, de forma a evidenciar sua pouca valorização no contexto cristão e social. Para a realização do trabalho, fez-se necessário o entendimento dos símbolos e o seu papel gráfico-social para representação e valorização de identidades; e a compreensão da importância do e-book, como produto fomentador da autonomia e da participação histórico-social desses indivíduos. Após este embasamento, foi desenvolvido por meio de metodologia de design um e-book para a representação da heroína.


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