ENTRE SIMULAÇÃO E EMULAÇÃO: FILTROS DE MÍDIAS SOCIAIS E SUA INFLUÊNCIA NA PERCEPÇÃO DA REALIDADE E AUTOIMAGEM
Resumo
Este artigo investiga a simulação e emulação dos filtros de realidade aumentada do Instagram e seu impacto na percepção da realidade e autoimagem dos usuários. É estabelecida a diferença entre simulação e emulação, sendo feita uma análise sobre como o padrão de beleza imposto pelas redes sociais impacta na autoimagem dos usuários e como ocorre essa busca pela perfeição influenciada pela mídia. O objetivo é compreender os efeitos dessas práticas simuladoras e emuladoras, proporcionando insights para uma utilização mais consciente das mídias sociais.
Texto completo:
PDFReferências
ARISTÓTELES. Poética. Trad., Pref., Introd., Com., Apend. de Eudoro de Sousa. Porto Alegre: Globo, 1966.
BACKES, L. & SCHLEMMER, E. Metaversos: novos espaços para construção do conhecimento. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, p. 519-532, 2008. Disponível em: . Acesso em 18 maio. 2023.
BALADEZ, F. O passado, o presente e o futuro dos simuladores. FaSCi-Tech, São Caetano do Sul, p. 29-40, 2009. Disponível em: . Acesso em 19 maio. 2023.
BAREIROS, A. C. et al. Escravos do Botão Curtir: Análise do Instagram a Partir da Obra Simulacros e Simulações de Jean Baudrillard. In: Intercom, Belém. 2014.
BAUDRILLARD, J. Simulacros e Simulação. Lisboa: Antropos, 1991
BRUCCULIERI, J. "Snapchat dysmorphia” points to a troubling new trend in plastic surgery. HuffPost. 2018.
CHRISTANTI, M. F. et al. “Instagramable”: simulation, simulacra and hyperreality on Instagram post. International Journal of Social Service and Research, Indonésia, p. 394-401, 2021. Disponível em: . Acesso em 17 maio. 2023.
CINTRA, C. Instagram Face: um estudo sobre o rosto na Era Digital. 2020. Monografia (Especialização em Comunicação) - Universidade de São Paulo, São Paulo, 2020.
CRISTOFOLLI, V. R. A beleza programada e o eu ciborgue: filtros faciais e sua implicação na construção da autoimagem de mulheres de 18 a 25 anos moradoras de Porto Alegre e Região Metropolitana. 2022. Monografia (Graduação em Comunicação Social) - Curso de Publicidade e Propaganda - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2022. Disponível em: . Acesso em 22 maio. 2023.
DAMASCENO, V. O. et al. Imagem corporal e corpo ideal. Revista Brasileira de Ciência e Movimento, Brasília, p. 81-94, 2006.
GOULART, C. F. & CARVALHO, P. A. Corpo ideal e corpo real: a mídia e suas influências na construção da imagem corporal. Revista Psicologia.Pt, p. 1-8, 2017.
HOUAISS, A. & VILLAR, M. S. Dicionário Houaiss da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001.
KIRNER, C. & TORI, R. Fundamentos de realidade aumentada. Fundamentos e Tecnologia de Realidade Virtual e Aumentada, p. 20-34, 2006.
KLEIN, A. & DIAS, E. A Fotografia como emulação dos fatos. Comunicação & Sociedade, São Bernardo do Campo, p. 197-223, 2021. Disponível em: . Acesso em 22 maio. 2023.
MENDES, B. L. O fenômeno retrô nos jogos eletrônicos: fatores que mudaram a percepção dos jogadores. Proceedings of SBGames, p. 175-183, 2012.
MONTARDO, S. P. & PRODANOV, L. S. Filtros embelezadores no Instagram Stories: pistas iniciais sobre a plataformização da beleza. Logos, Rio de Janeiro, p. 259-274, 2021. Disponível em: . Acesso em 23 maio. 2023.
SOUZA, P. S. A relação entre mídias sociais e a construção da autoimagem corporal de mulheres. Pedra Branca: UNISUL, 2022. Disponível em: . Acesso em 24 maio. 2023.
Apontamentos
- Não há apontamentos.