O PROFESSOR DINAMIZADOR DE ARTES E AS DIRETRIZES DA BNCC: O QUE NOS APONTA A LITERATURA

Frankues Giovani Loreto, Carline Santos Borges

Resumo


A Educação infantil em Vitória-capital do Estado do Espírito Santo – Brasil é de segue o preceito constitucional sendo desenvolvida pelos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI’s), contando desde 2006 com o suporte do cargo PEB III - Professor dinamizador em Educação Física e Ensino de Artes. O objetivo deste artigo foi compreender, por meio de revisão de literatura, as transformações do ensino de arte ao longo da história e as implicações para as práticas pedagógicas atribuídas à figura do professor dinamizador de Artes nesse nível de Educação Básica. Entender que dificuldades e obstáculos geraram a necessidade do cargo de professor dinamizador de artes e, porque tais dinamizações não poderiam ser realizadas pelos professores regentes norteou essa pesquisa. O referencial teórico buscou mostrar que a arte é uma importante ferramenta para promoção da cultura que, por sua vez, modifica a maneira como, no caso, as crianças veem o mundo e percebem a si mesmas e ao outro. Assim, seja pela música, dança, encenação, pintura, modelagem, jogos, folclore e todas essas manifestações artísticas, a intenção da Prefeitura Municipal de Vitória (PMV), por meio de sua Secretaria foi dinamizar o aprendizado inserindo profissionais que pudessem dedicar sua carga horária, exclusivamente à  elaboração de conteúdos que aproximassem a comunidade escolar das Artes. Os resultados confirmaram a importância da arte como ferramenta para dinamização, contudo o aporte dos dinamizadores pode contribuir para manifestações culturais com maior potencial de alcance.

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