UM OLHAR DESCRITIVO-FENOMENOLÓGICO SOBRE O PRECONCEITO E O RACISMO NO COTIDIANO ESCOLAR E NÃO ESCOLAR
Resumo
O objetivo deste artigo é produzir uma reflexão conceitual e problematizadora acerca da gênese e da questão do racismo e o preconceito pensando o cotidiano da educação. Tendo como referência o ambiente escolar e não escolar, o texto propõe uma discussão com base em reflexões já realizadas por alguns pensadores que estudaram a questão do racismo e preconceito. Trata-se de um texto descritivo e bibliográfico, tendo como modo de aproximação aos fenômenos que se apresentam a descrição fenomenológica. Como base de leitura para as reflexões, o texto traz no bojo do debate alguns autores como Paulo Freire, Jean-Paul Sartre, Frantz Fanon, entre outros pensadores que contribuíram e contribuem com o tema. Destacamos, assim, o papel da escola, envolvendo educadores, educandos e toda a comunidade escolar como potencial de fomentar novos horizontes possíveis de libertação e resistência contra todo o tipo de violência.
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