Investigando a Presença dos Gêneros Relatório e Explanação no Livro Writing Academic English

Anderson Alves de Souza, Erivânia Alves da Silva

Resumo


Este trabalho investiga a presença dos gêneros textuais Relatório e Explanação no Livro-texto Writing Academic English (HOGUE; OSHIMA, 2006) utilizado como principal material de ensino da disciplina de Prática de Leitura e Produção Textual do curso de Letras Inglês por alunos e professores da Universidade Federal da Paraíba. Nesse estudo foram analisados 19 textos, com objetivo de verificar aspectos quantitativos e qualitativos dos gêneros textuais Relatório e Explanação, e suas subdivisões, com o intuito de melhor compreender como acontece a organização da informação nos textos que circulam no meio acadêmico. Para tal, foram utilizados para o embasamento teórico o conceito de gêneros textual propostos por Martin e Rose (2007). Os resultados apontam para um equilíbrio entre a quantidade dos gêneros investigados, revelando uma tendência contemporânea que indica uma preocupação por parte das autoras em trazer textos diversos de gêneros do discurso.

Palavras-chave: Gêneros Textuais Acadêmicos. Relatório. Explanação. 


Texto completo:

PDF

Referências


BAHKTIN, M. A Estética da Criação Verbal. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua portuguesa. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.

DEREWIANKA, B. The contribution of genre theory to literacy education in Australia. In: TURBILL, J.; BARTON, G. & BROCK, C. (org.). Teaching Writing in Today's Classrooms: Looking back to looking forward, 69-86. Norwood: Australian Literary Educators' Association, 2015. p. 69 – 86.

MARTIN, J. R. & ROSE, D. Genre Relations - Mapping culture. London: Equinox Publishing Ltd, 2007.

HOGUE, Ann & OSHIMA, Alice. Writing Academic English. 4. ed. New York: Pearson Education, 2006.

HALLIDAY, M. A. K. & MARTIN, J. R. Writing science: Literacy and discursive power. London: Falmer Press, 1993.

MEURER, J. L. & MOTTA-ROTH, D. Gêneros textuais: subsídios para o ensino da linguagem. Bauru: EDUSC - Editora da Universidade Sagrado Coração, 2002.

SWALES, J. M. Genre Analysis. Cambridge: Cambridge University Press, 1990.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.