TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO NA EDUCAÇÃO ESPECIAL: CONCEITOS E CONCEPÇÕES

DILCINHA FERREIRA DA SILVA

Resumo


A inclusão de uma criança público-alvo da Educação Especial nas escolas regulares de ensino acontece mediante a superação de muitos desafios e, ainda hoje, demanda de muito empenho/compromisso das políticas públicas e de atitudes humanizadoras dos profissionais da educação para que de fato haja inclusão. Sendo assim, o presente trabalho objetiva descrever como as tecnologias da informação podem contribuir como ferramenta para a inclusão de práticas educacionais de alunos público-alvo da Educação Especial. Trata-se de um estudo de revisão de literatura, baseado em diversos autores, como por exemplo, Aranha (2000), Galvão Filho (2002), Damasceno (2002), Rocha (2005), Castiglioni (2005), Mendes (2006), Brito (2006), Miranda (2007), Silva (2010), dentre outros. A coleta de dados foi desenvolvida recorrendo a artigos, textos e outros documentos, publicados em banco de dados de domínio público, como pesquisa em sites online e periódicos nacionais, além de livros, no período de 2000 a 2023 como forma de adquirir informações atuais e relevantes sobre a temática pesquisada. O processo de inclusão é desafiador e complexo, portanto deve ser algo gradativo e contínuo. Este estudo é de grande relevância para os dias atuais, pois, estamos cada vez mais interligados e a nossa sociedade continua em grande transformação. A tecnologia da informação além de influenciar as nossas relações sociais do cotidiano também está presente no âmbito escolar e para isso é necessário discutir sobre a inclusão das novas tecnologias nos currículos escolares, as maneiras de introduzi-las no processo de ensino, pois não há espaço e tempo para ignorar o avanço tecnológico. A dimensão tecnológica vem ultrapassando muitas barreiras e se encontra presente na vida.


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