IMAGENS E EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: UMA PESQUISA EM LIVRO DIDÁTICO DA EJA.

Izabel Raimundo da Silva, Maria Emilia Sardelich

Resumo


Este relato apresenta um recorte da pesquisa desenvolvida em um Trabalho de Conclusão de Curso, da graduação em Pedagogia, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). A pesquisa se fundamentou no campo de estudo da Cultura Visual, a fim de problematizar o uso de imagens em livros didáticos. Em relação aos seus objetivos, trata-se de um estudo exploratório, efetivado por meio de pesquisa bibliográfica e a interpretação de um conjunto de imagens de material didático aprovado pelo Programa Nacional do Livro Didático para Educação de Jovens e Adultos (PNLD EJA) 2014 - 2016. O estudo conclui que o livro didático analisado utiliza as imagens como ilustração de modo descontextualizado, sem indicação para a interpretação nem discussão das mesmas. O conjunto de imagens analisadas neste estudo se conecta com a narrativa da expansão colonizadora europeia desde o século XVI, que alimenta a visão do homem branco, cristão, ocidental e continua representando mulheres e homens negros em condições de trabalhos pesados, enfatizando o processo de escravização e subalternidade. 


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Referências


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