IMAGENS E EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: UMA PESQUISA EM LIVRO DIDÁTICO DA EJA.
Resumo
Este relato apresenta um recorte da pesquisa desenvolvida em um Trabalho de Conclusão de Curso, da graduação em Pedagogia, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). A pesquisa se fundamentou no campo de estudo da Cultura Visual, a fim de problematizar o uso de imagens em livros didáticos. Em relação aos seus objetivos, trata-se de um estudo exploratório, efetivado por meio de pesquisa bibliográfica e a interpretação de um conjunto de imagens de material didático aprovado pelo Programa Nacional do Livro Didático para Educação de Jovens e Adultos (PNLD EJA) 2014 - 2016. O estudo conclui que o livro didático analisado utiliza as imagens como ilustração de modo descontextualizado, sem indicação para a interpretação nem discussão das mesmas. O conjunto de imagens analisadas neste estudo se conecta com a narrativa da expansão colonizadora europeia desde o século XVI, que alimenta a visão do homem branco, cristão, ocidental e continua representando mulheres e homens negros em condições de trabalhos pesados, enfatizando o processo de escravização e subalternidade.
Texto completo:
PDFReferências
ALMEIDA, Neide Aparecida de, et al. Linguagem e culturas: linguagens e códigos: ensino médio: educação de jovens e adultos. São Paulo: Editora Global, 2013.
BRASIL. Resolução CNE/CP n. 1/2004: Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Brasília: MEC, 2004.
EVARISTO, Conceição. Gênero e Etnia: uma escre(vivência) de dupla face. In: SEMINÁRIO NACIONAL X MULHER E LITERATURA – I SEMINÁRIO INTERNACIONAL MULHER E LITERATURA. Universidade Federal da Paraíba (UFPB), 2003.
HERNANDEZ, Fernando. Catadores da Cultura Visual: propostas para uma nova narrativa educacional. Porto Alegre: Mediação, 2007.
PASSOS, Lara. Como representamos? Analisando as narrativas tradicionais. In. RIBEIRO, Leredana; MILHEIRA, Rafael Milheira (org.). AMAAnaque do Pluricentenário de Pelotas: textos sobre patrimônio, arqueologia, identidade e outros temas. Pelotas: Programa de Pós-Graduação em Antropologia PPGAnt/UFPel, 2018. p.46-56.
SARDELICH, Maria Emilia. Autobiografias Visuais: uma revisita aos repertórios culturais de licenciandas em formação. In: ORNELLAS, Maria de Lourdes Soares; SITJA, Liége Maria Queiroz. (Org.). Entre-Linhas: Educação, Psicanálise e Fala. Salvador: EDUFBA, 2019, p. 191-219.
SARDELICH, Maria Emília; GARCIA, Ana; ALVES, Bianca Taiana S. L. Cultura Visual no Brasil: um panorama sobre a construção do campo de estudo. RDIVE, Revista Discurso & Imagem Visual em Educação, João Pessoa, v.1, n. 1, p. 158-175, jan./jun., 2016. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rdive/article/view/30407 Acesso em: 13 abr. 2020.
SCHWARCZ, Lilia Moritz; GOMES, Flávio dos Santos (orgs.). Dicionário da escravidão e liberdade: 50 textos críticos. São Paulo: Companhia das Letras, 2018.
Apontamentos
- Não há apontamentos.