HERMENÊUTICA E LITERATURA DIANTE DO ENSINO

André Lira

Resumo


Ora, o que é hermenêutica? Em sentido amplo, envolve todo e qualquer processo de interpretação. Em sentido estrito, porém, remete a uma tradição filosófica de pensamento (mais especificamente de Heidegger, Gadamer, Ricoeur), que se vincula à fenomenologia, ao buscar ler e interpretar a partir da coisa mesma, isto é, da manifestação do ser, da obra, do texto. Discutiremos questões envolvendo o ensino de leitura hermenêutica de literatura em sala de aula, enfocando seus pressupostos, desafios e impasses. Evidenciaremos a especificidade da leitura hermenêutica frente aos demais métodos de leitura, ressaltando suas contribuições para o ensino de literatura, marcado pela conceituação genérica.

Palavras-chave: Hermenêutica; Literatura; Leitura.  


Texto completo:

PDF

Referências


AGUIAR, W. Música: poética do sentido. Uma onto-logo-fania do real. 2004. Tese de Doutorado (Doutorado em Ciência da Literatura/Poética) – Faculdade de Letras, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Literatura, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.

BARROS, M. Livro sobre nada. Rio de Janeiro/São Paulo: Record, 1996.

CASTRO, M. A. de. A questão hermenêutica. Tempos de metamorfose. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1994.

LISPECTOR, C. Uma aprendizagem ou o livro dos prazeres. Rio de Janeiro: Rocco, 1998.

ROSA, G. Diálogo com Guimarães Rosa. Entrevista concedida a Günter Lorenz. In: COUTINHO, E. (org.). Guimarães Rosa. 2. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1991. (Col. Fortuna Crítica).

WOOLF, V. Como se deve ler um livro? In: O valor do riso e outros ensaios. São Paulo: Cosac Naify, 2015.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.